O prefeito Cícero Lucena se reuniu nesta quarta-feira (3), no Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria, com o idealizador da Casa Zero 81, Fábio Silva, para discutir a instalação de uma unidade do projeto em João Pessoa. A proposta é criar a Casa Zero 83, no Centro da Capital, ampliando a rede que já funciona em Recife.
Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.
Inspirada em um “shopping social e cultural”, a Casa Zero reúne café, loja de artesanato, cursos de capacitação e atividades de valorização da economia criativa. O modelo é sustentado por parcerias privadas, doações e apoio institucional.
Durante o encontro, também participaram os secretários Thiago Lucena (Inovacentro), Norma Gouveia (Desenvolvimento Social) e João Bosco (Desenvolvimento Econômico e Trabalho). Cícero Lucena anunciou que a Prefeitura já iniciou o processo para localizar um imóvel adequado no Centro Histórico.
“Determinamos o início do processo de identificação de um imóvel no Centro da cidade para sediar o projeto. A Inovacentro já realizou visitas técnicas à Casa Zero 81, em Recife, e acompanha de perto o modelo para adaptá-lo à realidade de João Pessoa”, explicou o prefeito.
Segundo o secretário Thiago Lucena, será criado um grupo de trabalho para viabilizar a instalação da unidade. A ideia é que a Casa Zero 83 promova inclusão produtiva, geração de renda e fortalecimento da cultura local, em parceria com a gestão municipal.
Fábio Silva destacou que o projeto tem potencial de transformar territórios sob diferentes dimensões.
“Além disso, os impactos culturais e simbólicos se refletem na ressignificação do território, no combate a estigmas e na valorização da identidade, da memória e das tradições locais”, afirmou.
Ele também apontou ganhos urbanos, sociais e econômicos: ativação de espaços ociosos, maior acesso à cultura e capacitação, estímulo ao empreendedorismo, apoio a negócios de impacto e atração de investimentos.