A Paraíba conquistou, mais uma vez, o primeiro lugar no ranking de Competitividade dos Estados em nível regional, consolidando-se como referência no Nordeste. O resultado, divulgado nesta quarta-feira (27) pelo Centro de Liderança Pública (CLP), tem como base dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.
No cenário nacional, a Paraíba subiu uma posição: passou do 12º lugar para o 11º lugar entre os estados brasileiros, com nota geral de 49,3 pontos. Entre os pilares avaliados, o estado se destacou em inovação (1ª posição no Nordeste e 5ª no Brasil) e em potencial de mercado (2º lugar no Nordeste e 7ª posição nacional).
O governador João Azevêdo comemorou o reconhecimento e ressaltou o papel das políticas públicas na consolidação do resultado.
“Por mais um ano, a Paraíba é reconhecida pela capacidade de atrair empresas, gerar empregos e garantir mais qualidade de vida para as pessoas. Nos destacamos pelos investimentos públicos em pesquisa e desenvolvimento porque sabemos do papel do poder público na formação e qualificação dos cidadãos, e no potencial de mercado, mais uma demonstração da nossa capacidade de atrair investimentos e fortalecer segmentos, como o do turismo, assegurando novas oportunidades para o nosso povo”, frisou.
O gestor destacou ainda a importância da solidez fiscal e dos investimentos em áreas estratégicas para promover o desenvolvimento econômico e social da Paraíba.
Ferramenta de avaliação
O Ranking de Competitividade dos Estados compara os 27 estados brasileiros em dez pilares: Solidez Fiscal, Sustentabilidade Ambiental, Capital Humano, Educação, Eficiência da Máquina Pública, Infraestrutura, Inovação, Potencial de Mercado, Segurança Pública e Sustentabilidade Social.
Além de medir a capacidade competitiva de cada estado, o estudo serve como instrumento de avaliação da gestão pública e estimula melhorias nos serviços oferecidos à população, fortalecendo o ambiente de negócios e de desenvolvimento social.