O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro (PP), confirmou nesta quinta-feira (21) que sua pré-candidatura ao Governo do Estado em 2026 já está definida. A declaração foi feita durante a inauguração da nova sede da Delegacia-Geral da Polícia Civil, no bairro de Manaíra, em João Pessoa, e repercutida no programa Correio Debate, da Rádio Correio 98 FM.
Segundo Ribeiro, não há indefinição sobre sua participação na disputa. “Não teve prazo para definição de candidatura, porque já está definida a nossa candidatura. Então isso aí é ponto virado. A federação está caminhando, estamos tranquilos em relação a isso”, afirmou o vice-governador, em tom de segurança.
A declaração ocorre em meio à disputa interna na recém-criada federação União Progressista (UP), que reúne PP e União Brasil. Tanto Lucas Ribeiro quanto o senador Efraim Filho (União Brasil) aparecem como pré-candidatos ao governo em 2026, o que torna estratégico o comando regional da federação para a formação de alianças e palanques.
Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.
Apesar do movimento antecipado na Paraíba, a direção nacional da UP já sinalizou que só deverá definir quem conduzirá a federação nos estados em 2026. O critério principal será o desempenho de cada nome em pesquisas eleitorais e o peso político acumulado até o início da disputa.
A disputa no estado ganhou força após a convenção nacional que oficializou a federação, realizada na última terça-feira (19), em Brasília. Enquanto Lucas Ribeiro tem o apoio do deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP), aliado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Efraim Filho trabalha para assumir o controle da federação na Paraíba, num embate direto com os Ribeiro.