As fortes chuvas que atingem João Pessoa nesta quarta-feira (8) provocaram uma série de transtornos, incluindo interdições de imóveis, alagamentos e até a abertura de uma cratera em via pública. Diante do cenário, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) renovou o alerta amarelo para todos os municípios da Paraíba, válido até o fim do dia.
Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.
Entre as ocorrências mais graves está a retirada de moradores de quatro casas localizadas na comunidade Padre Hildon Bandeira, no bairro da Torre. Segundo a Defesa Civil, duas dessas residências foram interditadas após o rompimento de uma galeria pluvial sobre a qual haviam sido construídas. Outras quatro casas na mesma área já estavam interditadas desde 2024 pelo mesmo motivo.
A Defesa Civil também determinou a interdição de mais duas residências, uma no Timbó, na zona sul da capital, e outra na comunidade São Rafael, no bairro Castelo Branco. Em todos os casos, os moradores foram retirados por risco estrutural, e ainda não há previsão para retorno às casas.
Outros casos
Além das interdições, a chuva causou impactos em diferentes regiões da cidade. No Centro, o terminal de ônibus foi afetado pelo acúmulo de água, enquanto diversas ruas registraram alagamentos. Na Avenida Dom Pedro II, uma das principais vias da capital, houve acúmulo de água, embora o trânsito tenha continuado fluindo.
Na zona sul, a situação também exigiu atenção. Uma cratera se abriu na ladeira da Rua Médico Industrial João Crisóstomo Ribeiro Coutinho, entre os bairros dos Bancários e Altiplano, levando à interdição total do trecho. Em Água Fria, na rua José Firmino Ferreira, ônibus e carros precisaram atravessar áreas alagadas.
Imagens registradas por moradores mostram ainda o impacto das chuvas na entrada da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), onde o volume de água dificultou a circulação de pedestres.
Outro episódio chamou atenção nas proximidades do Mercado Público da Torre: um homem que nadava em uma rua alagada quase foi atingido por um caminhão, evidenciando os riscos causados pela situação.