Agentes da Semob-JP confirmam paralisação nesta sexta (6); categoria reivindica reajuste salarial

Mobilização começa à meia-noite desta sexta-feira; categoria cobra reposição inflacionária, manutenção de viaturas e pagamento de auxílio-alimentação prometido em 2023.

(Foto: Reprodução / SEMOB)

Os agentes de trânsito da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob) aprovaram durante assembleia, na última segunda-feira (02), uma paralização das atividades operacionais por um período de 24h. A mobilização terá início à 0h desta sexta-feira (06).

Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.

O objetivo da manifestação é sensibilizar a gestão municipal quanto a melhorias no ambiente de trabalho, como exemplos, a infraestrutura e higienização, além de questionar a defasagem salarial da categoria.

Entre as pautas reivindicadas, destacam-se a higienização contínua no ambiente de trabalho, inclusive, aos finais de semana; a qualificação frequente dos profissionais, conforme preconiza o Conselho Nacional de Trânsito (Contran); a disponibilização de fardamentos; a manutenção frequente das viaturas, além da reposição das perdas inflacionárias salariais, nos últimos cinco anos.

Quanto às questões remuneratórias, o presidente do Sindicato dos Agentes de Trânsito e Fiscais de Transportes da Paraíba (Sinafit-PB), Fábio Gomes, observa que “a defasagem salarial questionada pela categoria engloba percas inflacionárias dos anos de 2024 e 2025, como também, o congelamento, desde a implantação dos valores pagos, dos plantões extraordinários, além do não pagamento do auxílio-alimentação, o qual foi acordado com o prefeito desde 2023 e não implementado até o momento”.

O presidente do Sinafit-PB ainda detalha que são dois anos sem reajuste salarial, correspondendo a uma deflação de 10,79%. Já em relação aos plantões, a defasagem chega a 12,80%;

“Entendemos que a nossa categoria é fundamental para garantir a segurança viária, especialmente, em períodos de grande circulação, como as prévias carnavalescas, mas a decisão de paralisar é em decorrência das tentativas infrutíferas de dialogar com a administração municipal”, defende Fábio Gomes.

O presidente do sindicato da categoria destaca, ainda, que, em respeito à população local, vem a público, com antecedência, comunicar o movimento, em respeito ao princípio constitucional do interesse público, da legalidade e dos direitos fundamentais. “Sendo assim, para que a sociedade não fique totalmente desassistida, manteremos em funcionamento 30% do efetivo escalado, no dia, para situações urgentes, deixando claro que a categoria e o sindicato prezam pelo diálogo”, finalizou.

Atualmente, a Semob-JP conta com 212 Agentes de Trânsito, para atender todas as demandas do município. A equipe é distribuída em grupos operacionais que fazem a fiscalização presencialmente ou de modo virtual, por meio do videomonitoramento.

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso
Ir para o conteúdo