Com 22 hectares de área verde em implantação no bairro Aeroclube, o Parque da Cidade caminha para a conclusão de sua primeira etapa e deve começar a ser entregue à população de João Pessoa ainda no primeiro semestre de 2026. Considerada uma das maiores intervenções urbanas em andamento na Capital, a obra reúne ações de mobilidade, infraestrutura e paisagismo que já avançam no entorno do futuro equipamento público.
Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.
Neste momento, os trabalhos se concentram principalmente na área externa do parque, onde está sendo implantado um estacionamento com capacidade para 282 veículos, ocupando cerca de dois hectares. O espaço contará com o plantio de 500 árvores adultas, reforçando a proposta ambiental do projeto. Também fazem parte desta fase inicial as obras de drenagem, pavimentação e reorganização viária que irão garantir acesso facilitado ao parque e melhorar o fluxo na Região Norte da cidade.
Durante visita técnica ao canteiro de obras, o prefeito Cícero Lucena destacou o estágio atual da intervenção e a importância da entrega gradual do equipamento.
“Estamos visitando a obra do Parque da Cidade nessa etapa importante que é da praça de estacionamento, mas também de parada de ônibus, além das vias da mobilidade do entorno do parque, que está avançando para que cumpra já de imediato como entrega na primeira etapa para que seja usado pela população toda essa parte externa. Enquanto isso, estamos cuidando da drenagem e, consequentemente, dos avanços que vão ter dentro do parque. É muito trabalho, muita luta, mas João Pessoa vai ganhar isso de presente”, afirmou.
Outro ponto central desta etapa é a duplicação de uma via que ligará o Aeroclube à BR-230, com implantação de uma rotatória, ampliando a capacidade de circulação e integrando o parque aos principais corredores urbanos. Além disso, duas outras ruas do entorno passam por reestruturação: a Rua Gilvan Rolim, que já recebeu obras de drenagem, e a Rua Thiago dos Anjos, atualmente em processo de duplicação.
De acordo com o secretário-executivo de Infraestrutura, Luciano Pereira, a previsão é que todo esse conjunto externo, vias, drenagem, estacionamento e arborização, seja concluído nos próximos meses. “Apesar de ser uma obra bastante longa, a gente fica ansioso para que os resultados apareçam. Então, a parte externa do parque é hoje onde estão concentrados todos os serviços. Nós estamos trabalhando na parte das vias que circundam o parque e também na área de estacionamento. Esse é um esforço que está sendo feito para que a gente possa entregar o espaço nos próximos meses”, explicou.
O projeto do Parque da Cidade vai além da infraestrutura viária. A Prefeitura já executou uma primeira intervenção urbana com a criação de rotatória e alargamento de vias que beneficiam os bairros do Bessa, Aeroclube e o acesso a Manaíra. No interior do parque, estão previstos equipamentos de lazer e convivência, como ciclovias, quadras esportivas, pistas de skate e patinação, academia ao ar livre, parquinho infantil, viveiro, lagos, decks, mirantes elevados e áreas destinadas a eventos e piqueniques, com paisagismo assinado pelo Escritório Burle Marx.
Em uma fase posterior, o projeto também prevê a construção de uma ponte estaiada, que fará a ligação das ruas Miriam Barreto Rabelo e Suzy Lacerda ao Retão de Manaíra, reforçando a integração urbana e o acesso ao novo parque.