O Instituto de Polícia Científica da Paraíba (IPC-PB) confirmou nesta quinta-feira (22) que o resultado da perícia realizada com os peixes encontrados mortos no Açude Velho, em Campina Grande, inicialmente previsto para hoje, foi adiado devido à alta complexidade dos exames laboratoriais necessários para o caso.
Siga o canal do WSCOM no WhatsApp
As amostras de água e dos animais foram coletadas após a retirada de mais de 10 toneladas de peixes mortos do reservatório na última semana. Segundo a superintendente adjunta do IPC em Campina Grande, Zenia Maria, o prazo precisou ser estendido porque as análises físicas, químicas e microbiológicas demandam um tempo maior de maturação em laboratório. A nova estimativa é que o laudo conclusivo seja entregue em um período de até 30 dias.
A investigação segue em várias frentes e tem como principal objetivo descartar ou confirmar a existência de crimes ambientais, como o lançamento de substâncias tóxicas ou o despejo irregular de esgoto clandestino.
Enquanto o laudo técnico não é finalizado, a Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente de Campina Grande mantém o monitoramento da área e trabalha na remoção de resíduos acumulados. As autoridades agora aguardam a conclusão científica para definir quais medidas de recuperação e punição deverão ser aplicadas.