No Rio, Lula e Von der Leyen sacramentam acordo de livre comércio Mercosul-UE

Imagem: Ricardo Stuckert / PR

Em uma reunião estratégica no Rio de Janeiro nesta sexta-feira (16), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, oficializaram o encerramento das negociações para o acordo entre Mercosul e União Europeia. O encontro marcou o fim de um impasse de 25 anos, com Lula ressaltando que a parceria vai além da economia, fortalecendo o multilateralismo e o respeito ao Estado de Direito.

A “Foto da Vitória” e o papel do Brasil

A diplomacia brasileira articulou o encontro no Rio para garantir o protagonismo político de Lula como o principal articulador do tratado. Segundo o presidente, a nova área de livre comércio será um pilar para a sustentabilidade, garantindo padrões elevados de defesa ambiental e direitos trabalhistas. Von der Leyen elogiou o “compromisso pessoal e paixão” de Lula nas últimas semanas, fundamentais para destravar os pontos finais do texto.

Assinatura em Assunção

Enquanto o encontro no Rio teve o peso político de “foto da vitória”, a cerimônia formal de assinatura do tratado ocorrerá amanhã, sábado (17), em Assunção, no Paraguai. O evento contará com a presença de chefes de Estado como o argentino Javier Milei. Lula não comparecerá à capital paraguaia, sendo representado pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira. O acordo prevê a eliminação gradual de tarifas de importação e exportação, abrindo mercados inéditos para produtos brasileiros na Europa e vice-versa.

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso
Ir para o conteúdo