Governo Brasileiro busca cooperação com EUA para deter mecanismos financeiros utilizados pelo crime organizado

Haddad anuncia força-tarefa com os EUA para combater lavagem de dinheiro e tráfico de armas. Criminosos usam Delaware como paraíso fiscal para o dinheiro ilícito.

Fernando Haddad (Foto: Diogo Zacarias / Ministério da Fazenda)

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que o governo brasileiro pretende se unir ao governo dos Estados Unidos para montar uma força de trabalho que combata os mecanismos financeiros utilizados pelo crime organizado para lavar dinheiro fora do país.

Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.

A declaração foi feita na manhã desta quinta-feira (27), após o Ministério Público de São Paulo (MPSP) ter realizado a Operação Poço de Lobato contra o Grupo Refit. A megaoperação tem 190 empresas como alvo, além de pessoas ligadas à companhia. Ao todo, o prejuízo estimado aos cofres públicos é de R$ 26 bilhões.

As pessoas envolvidas são suspeitas de integrarem organização criminosa e de praticarem crimes contra a ordem econômica e pública.

Além da lavagem de dinheiro, Haddad afirmou que a investigação também visa comprovar a importação ilegal de armamentos norte-americanos.

Segundo o ministro, os criminosos o alvo dos criminosos é o estado de Delaware, conhecido por ser um paraíso fiscal devido às condições vantajosas.

“São dezenas de empresas e fundos que estão sendo abertos lá, fora do Brasil. Você faz um empréstimo para esses fundos, e voltam na forma de aplicação lícita em atividades econômicas do Brasil. Mas o dinheiro que vai para lá não é lícito”, explicou.

Para conseguir a cooperação com o governo norte-americano, a Receita Federal está elaborando um relatório para ser enviado aos EUA. “Vamos levar fotos, vídeos, mostrando como as armas estão chegando no Brasil”, disse.

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso
Ir para o conteúdo