MEC aciona PF e anula questões do Enem 2025 após live ter antecipado perguntas semelhantes à prova

Edcley Teixeira afirmou em vídeo ter previsto perguntas e nega vazamento

Imagem: Ângelo Miguel / MEC

O Ministério da Educação (MEC) e o Inep, órgão responsável pelo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), foram questionados sobre um suposto vazamento após um consultor educacional apresentar, em uma live no YouTube realizada cinco dias antes da aplicação das provas, questões quase idênticas às que compuseram o exame nacional no último domingo (16). No vídeo, ao menos cinco questões de Matemática e Ciências da Natureza mostram muita semelhança com as que estavam na prova.

Até o momento, o MEC e o Inep não se manifestaram publicamente sobre o assunto, e a reportagem que revelou o caso também não obteve resposta de Edcley Teixeira, o consultor em questão.

Em vídeos divulgados em suas redes sociais, Edcley Teixeira, que se identifica como estudante de medicina e consultor, nega qualquer vazamento. Ele afirma ter previsto as questões seguindo critérios permitidos pela legislação, sustentando que o “Enem inteiro é repetido” e que ele teria descoberto o padrão de elaboração.

O consultor alega que cerca de 25 pessoas elaboram o ENEM desde 2009 e que ele teria memorizado itens após participar, a convite do MEC, do Prêmio Capes Talento Universitário, cujo banco de questões, segundo ele, serviria como base para o ENEM.

A situação gerou grande preocupação entre os estudantes nas redes sociais, que temem um possível vazamento e, consequentemente, o cancelamento da edição deste ano do ENEM.

Professores ouvidos pela imprensa afirmam que situações semelhantes já ocorreram em anos anteriores. Segundo eles, é comum que estudantes que participam dos pré-testes do exame tentem memorizar as questões ou peçam a conhecidos que repassem os itens, o que levanta questões sobre a segurança e o sigilo do banco de itens do Inep.

Leia nota da assessoria de comunicação do INEP à imprensa

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) reafirma a isonomia, lisura e validade das provas do Enem 2025.

2 – Ao identificar relatos de antecipação de questões similares às do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, a equipe técnica que faz parte da comissão assessora responsável pela montagem das provas analisou as circunstâncias e decidiu, com base em informações sobre a montagem do teste, pela anulação de três itens aplicados na prova.

3 – O Enem utiliza a Teoria da Resposta ao Item (TRI) para apuração de seus resultados. A metodologia demanda que os itens sejam pré-testados. Os estudantes que participam de pré-testes têm contato com itens que podem vir a compor o Enem em alguma edição.

4 – Nenhuma questão foi apresentada tal qual na edição de 2025 do exame. Na divulgação observada nas redes sociais, foram identificadas similaridades pontuais entre os itens.

5 – A Polícia Federal foi acionada para apurar a conduta e autoria na divulgação das questões e garantir a responsabilização dos envolvidos por eventual quebra de confidencialidade ou ato de má-fé pela divulgação de questões sigilosas de forma indevida.

6 – O Inep promove diversas estratégias para calibrar as questões que compõe o Banco Nacional de Itens e podem ser usadas na elaboração das provas do Enem. Os processos envolvem rigorosos protocolos de segurança, que foram cumpridos em todas as etapas do exame.

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso
Ir para o conteúdo