Uma instabilidade generalizada registrada no serviço de distribuição de conteúdo em nuvem Cloudflare afetou o acesso a uma série de sites e aplicativos populares na manhã desta terça-feira (18). O problema, que começou por volta das 08h50 (horário de Brasília), segundo o Down Detector, impactou plataformas como X (Twitter), ChatGPT e Canva.
Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.
A própria Cloudflare, um dos serviços de nuvem mais populares do mundo, reconheceu a falha e informou estar investigando o caso.
Problemas de acesso
Usuários do microblog X (Twitter) relataram dificuldades para carregar o feed, recebendo a mensagem: “Ocorreu um erro. Tente recarregar a página”.
Já o ChatGPT exibia uma mensagem de erro que solicitava o desbloqueio de uma ferramenta do próprio Cloudflare para permitir o acesso. Outros serviços, como o Canva, também registraram instabilidade que, segundo a apuração, estaria ligada à falha no serviço de nuvem.
O site Down Detector, que monitora interrupções online, também apresentou problemas parciais de acesso. Quando restabelecido, a página inicial mostrava um aumento nas reclamações relacionadas à AWS, indicando um possível efeito cascata no ecossistema de nuvem.
Cloudflare
A Cloudflare se manifestou oficialmente através de seu site de status por volta das 9h, reconhecendo a ocorrência e informando que a equipe estava mobilizada.
Em sua última atualização, a página sobre a Cloudflare Global Network exibia a seguinte mensagem:
“A Cloudflare está ciente e investigando um problema que afeta vários clientes: erros do Widespread 500, Cloudflare Dashboard e API também falhando. Estamos trabalhando para entender o impacto total e mitigar esse problema. Mais atualizações a seguir em breve”.

