A economia da Paraíba demonstrou um crescimento sólido e equilibrado em 2023. De acordo com os dados do Produto Interno Bruto (PIB) divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o estado registrou uma expansão real de 3,0%, igualando o desempenho geral do Brasil e superando ligeiramente a média de crescimento da Região Nordeste, que foi de 2,9%.
O resultado consolidou o PIB nominal da Paraíba em R$ 96,96 bilhões, um acréscimo de R$ 10,9 bilhões em relação aos números de 2022. Com este volume, o estado se manteve na sexta posição entre os nove estados nordestinos e na 19ª colocação no ranking nacional.
O dinamismo do estado foi impulsionado por um desempenho robusto e diversificado nos três grandes setores produtivos. A Agropecuária foi a que mais cresceu, com uma alta de 6,0%, superando a média do Nordeste (4,6%). A Indústria também apresentou um avanço expressivo de 3,9%, superando as médias do Brasil (1,7%) e da região (1,4%). Já o setor de Serviços, o maior componente do PIB paraibano, cresceu 2,95%, mantendo-se acima das médias nacional (2,85%) e regional (2,78%).
O histórico da última década reforça a solidez do desenvolvimento econômico paraibano. Entre 2010 e 2023, a Paraíba acumulou um crescimento de 26,9% no PIB real, desempenho que se destacou por ser significativamente superior às taxas médias do Nordeste (+16,9%) e do Brasil (+15,1%).
O governador João Azevêdo celebrou os números, atribuindo o sucesso à gestão pública. “A eficiência da nossa gestão fiscal e financeira e a segurança jurídica que oferecemos têm atraído cada vez mais investidores para o nosso estado, resultando em números positivos, uma demonstração de que estamos no caminho certo”, afirmou, destacando o impacto na geração de emprego, crescimento do varejo e, consequentemente, na melhoria da qualidade de vida da população.
