O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu oficialmente, nesta sexta-feira (31), a situação de emergência em Campina Grande, Montadas e Conceição devido aos impactos provocados pela estiagem prolongada.
A medida foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) e permite que as prefeituras acessem recursos federais para ações de mitigação dos efeitos da seca. Entre as iniciativas autorizadas estão a compra de cestas básicas, distribuição de água mineral, fornecimento de refeições a trabalhadores e voluntários, além da aquisição de kits de limpeza, higiene pessoal e dormitório.
Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.
Segundo o MIDR, os pedidos de apoio financeiro devem ser realizados por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Após o envio dos planos de trabalho, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as solicitações e, se aprovadas, autoriza a liberação dos valores por meio de portaria publicada no DOU.
Com o novo reconhecimento, Campina Grande, a Rainha da Borborema, passa a integrar o grupo de 115 cidades paraibanas em situação de alerta, das quais 113 sofrem com a seca e duas enfrentam problemas decorrentes de chuvas intensas.
Além da Paraíba, municípios de Alagoas, Amapá, Bahia, Maranhão, Mato Grosso, Piauí e Santa Catarina também tiveram emergências reconhecidas por eventos climáticos extremos — tanto pela falta quanto pelo excesso de chuvas.