Após três resultados negativos consecutivos, o volume de vendas do comércio varejista na Paraíba variou 1,9% em agosto deste ano, quando comparado a julho – com o devido ajuste sazonal. O resultado do estado foi consideravelmente superior à média nacional (0,2%), fazendo com que a Paraíba ficasse com a terceira maior alta do país. O estado ficou atrás apenas do Rio Grande do Norte (2,6%) e Maranhão (2,5%). As informações fazem parte da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta quarta-feira (15).
Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.
Em relação a agosto de 2024, houve crescimento de 4% no varejo paraibano, bem acima da média nacional (0,4%) e o 3ª maior variação do país, ficando abaixo apenas do Rio Grande do Norte (7,3%) e Maranhão (4,3%).
No resultado acumulado no ano, em relação ao mesmo período de 2024, o comércio varejista estadual apresentou variação de 5,5% no volume de vendas, também apresentando resultado bem melhor do que o verificado no cenário nacional (1,6%), bem como a 3ª maior taxa dentre as Unidades da Federação, ficando atrás apenas do Amapá (7,1%) e Santa Catarina (6%).
Já no acumulado de 12 meses, frente ao período anterior de 12 meses, a Paraíba apresentou crescimento de 7,5% no volume de vendas do varejo, resultado também bem melhor do que o obtido na média brasileira (2,2%). Além disso, foi a 2ª maior alta do país, menor apenas que a verificada no Amapá (8,3%).