O paraibano João Leonardo Cavalcanti Aguiar Costa está entre os ativistas detidos pelas forças navais de Israel após a interceptação da Flotilha Global Sumud, que navegava rumo à Faixa de Gaza com o objetivo de romper o bloqueio israelense e levar ajuda humanitária à população palestina. João Leonardo fazia parte da tripulação do barco Mikeno, uma das embarcações apreendidas. A informação é do Jornal A União
Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.
De acordo com o sistema de monitoramento Flotilla Tracker, o navio se encontrava em águas territoriais palestinas na última quinta-feira (2), quando o contato com os ativistas foi interrompido. O governo israelense anunciou que pretende deportar todos os detidos.
Com a apreensão dos barcos Mikeno, Catalina e Marinette, o Movimento Global para Gaza confirmou que todas as embarcações da Flotilha Global Sumud foram interceptadas. Ao todo, 461 pessoas foram capturadas — entre elas, 15 brasileiros. Além dos 11 que já estavam sob custódia israelense, quatro novos nomes foram incluídos na lista de detidos: Nicolas Calabrese, Hassan Massoud, João Aguiar e Miguel de Castro.
Aguiar, além de integrar o Movimento Global para Gaza, faz parte do Núcleo Palestina do Partido dos Trabalhadores (PT) em São Paulo.