O médico João Paulo Souto Casado foi condenado a nove anos e dois meses de prisão em regime fechado e ao pagamento de R$ 20 mil por danos morais, por agredir sua então esposa, Rafaella Souza, durante três anos. A sentença proferida pela juíza Gabriella de Britto Lyra Leitão Nóbrega, do Juizado da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de João Pessoa.
O processo reúne cinco episódios diferentes de violência ocorridos entre 2021 e 2023. Dentre as agressões estão socos, chutes, puxões de cabelo e empurrões, alguns deles registrado por câmeras de segurança e outros testemunhados.
O réu também foi condenado por violência psicológica. Conforme os autos, ele exercia controle financeiro, humilhava a vítima com xingamentos e a ameaçava com base em sua dependência econômica. A justiça considerou que os episódios formam um padrão contínuo de agressividade.
João Paulo Casado pode recorrer da sentença em liberdade, mas a Justiça negou a conversão da pena em medidas alternativas por se tratar de crimes praticados com violência e grave ameaça à integridade da vítima.