Câmeras de monitoramento do projeto Smart City, instaladas pela Prefeitura de João Pessoa, voltaram a ser quebradas em Mangabeira pela segunda vez em menos de 24 horas. Os equipamentos, que ficam em um totem de segurança na Praça Encanto Verde, em Mangabeira 8, tinham sido reinstalados na segunda-feira (19) depois de terem sido danificados no fim de semana, mas sofreram novo ataque na madrugada desta terça-feira (20).
Moradores relataram que uma pessoa encapuzada retornou ao local e usou uma barra de ferro para quebrar novamente as câmeras. Até a publicação das informações divulgadas pelas fontes, não havia confirmação de identificação ou prisão de suspeitos. A Prefeitura de João Pessoa foi procurada, mas ainda não informou quais medidas adotará após os novos danos.
Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.
A área onde o totem foi instalado fica nas proximidades de um posto de saúde e do Instituto Mãos Amigas, que oferece cursos profissionalizantes. As imagens do entorno devem ser analisadas para tentar apontar autoria e dinâmica da ação.
O Smart City é desenvolvido em parceria com a empresa Inovatec-JP e prevê uso de câmeras inteligentes e sistemas de monitoramento em tempo real, com tecnologia de reconhecimento facial. Segundo a Prefeitura, o projeto tem cerca de 3 mil câmeras em instalação em diferentes pontos da cidade, incluindo áreas como Centro Histórico, Parque Solon de Lucena, Orla e o Parque Zoobotânico Arruda Câmara, com operação 24 horas, inclusive com visão noturna e sensores de movimento.