A programação especial de férias do Parque Zoobotânico Arruda Câmara, a Bica, entra em sua reta final e segue até o próximo sábado (17). Com atividades lúdico-educativas voltadas para crianças e familiares, a iniciativa oferece ações que aliam lazer, aprendizado e contato com a natureza, incentivando vivências ao ar livre durante o período de recesso escolar.
Nesta quarta-feira (14), as atividades acontecem nos turnos da manhã e da tarde. Pela manhã, os visitantes podem acompanhar o Piquenique dos Animais e, no período da tarde, participar da ação Detetive da Natureza, que estimula a observação do ambiente e a curiosidade das crianças sobre a fauna e a flora do parque.
O projeto tem como objetivo despertar nos participantes a consciência ambiental, reforçando a importância da preservação da natureza e do respeito aos animais e às pessoas. Segundo o educador ambiental Samuel Melo, as atividades seguem uma dinâmica organizada, respeitando a ordem de chegada das famílias e o limite de participantes por ação. “A gente faz dessa maneira para que as atividades sejam proveitosas para todos. Desde o início da programação de férias, temos recebido um público grande em todas as ações, que normalmente atingem o número máximo de participantes”, explicou.
A programação segue até sexta-feira (16) com uma série de atividades educativas e recreativas. Na quinta-feira (15), pela manhã, estão previstas ações como Banho de sol dos répteis e atividades de ginástica e alongamento com profissional de Educação Física. À tarde, ocorre a atividade SOS Mata Atlântica. Já na sexta-feira (16), a manhã será dedicada à produção de enriquecimento ambiental e a serviços de saúde do Núcleo de Práticas Integrativas e Complementares à Saúde (Nupics). À tarde, o público poderá participar de oficina de pintura em gesso e da produção de vasos de flores com materiais recicláveis.
O encerramento da programação acontece no sábado (17) com a atividade imersiva Pequenos Aventureiros, realizada nos turnos da manhã e da tarde. Diferente das demais ações, essa atividade será paga e dará direito à participação de uma criança e um acompanhante. De acordo com o ecólogo Kleber Filho, um dos guias responsáveis, o público terá a oportunidade de conhecer a cozinha do parque, auxiliar na preparação de alimentos, participar do enriquecimento ambiental, passear com a equipe de educação ambiental e interagir com alguns animais.
Localizado na Avenida Gouveia Nóbrega, s/n, no bairro do Roger, o Parque Zoobotânico Arruda Câmara é mantido pela Prefeitura de João Pessoa. O espaço funciona para visitação de quarta-feira a domingo, das 9h às 16h, com entrada permitida até as 15h. O ingresso custa R$ 3, com isenção para crianças até 7 anos, pessoas com deficiência e idosos acima de 60 ou 65 anos. A programação está sujeita a alterações.