Contra fatos não há argumentos: há em curso desde o anúncio da decisão do Ministro Gilmar Mendes, do STF, de mandar trancar o processo master da “Operação Calvário” a gerar efeitos práticos na cena política da Paraíba a envolver o futuro paraibano por envolver no centro de todo o cenário a figura do ex-governador Ricardo Coutinho e dezenas de ex-assessores.
Pelo andar da carruagem, como a decisão foi monocrática isso indica que o processo será submetido à Segunda Turma do STF formada além do ministro Gilmar Mendes por Luiz Fux, Dias Toffoli, Nunes Marques e André Mendonça.
Em conversa com o blog, um dos advogados do ex-governador, Eduardo Cavalcanti, acredita na manutenção da medida monocrática sob fundamento de que o processo apresentado em 2020 só dispõe de delações consideradas insuficientes processualmente.
MP SE MANIFESTARÁ
Será preciso aguardar a manifestação do Ministério Público
sobre o assunto.
ALÉM DO MINISTRO
Este conjunto de processos, pois são vários, tem forte efeito por ter sido o primeiro e assim deve nortear a série no âmbito do STF com desdobramentos aos demais réus.
O trancamento na prática significa a nulidade processual e assim exclui o ex-governador de seu maior problema judicial.
Resta saber como o eleitorado de uma forma geral conviverá com os efeitos da decisão por tratar de aspectos também éticos tão explorados e geradores de posição contrária ao ex-governador nas últimas disputas.
ATUALIDADE
O fato é que, a dados de hoje ele é o pré-candidato a deputado federal do PT com chances reais de ser eleito em outubro podendo até puxar um segundo nome petista onde figura o nome de Luiz Couto, mas sem ignorar o Frei Anastácio.
Há em curso a construção de novo tempo político em torno do ex-governador Ricardo Coutinho.
EDMILSON SOARES
O ex-governador ligava frequentemente para o hospital onde estava o ex-deputado e ex-vereador Edmilson Soares para saber de seu estado de saúde.
Tinha relacionamento estreito com o falecido parlamentar. Amanda também.
MINISTRO NA CAPITAL
Segunda-feira, no Hotel Manaíra, o ministro do Turismo, Gustavo Feliciano, estará anunciando o nível de investimentos para o Folia de Rua e Via Folia.
Há alta expectativa.
ÚLTIMA
“O olho que existe/ é o que vê”
