As férias de fim de ano trazem boas expectativas para os comerciantes, principalmente de cidades turísticas, como é o caso de João Pessoa. A capital, além de cultivar um comércio interno aquecido, também conta com a chegada de milhares de turistas no período. Além das praias e dos principais pontos turísticos paraibanos, os consumidores – de dentro e fora do estado – convergem em um ambiente comum: shopping.
Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.
Os shoppings conseguem reunir diversos públicos para o consumo que vão desde itens regionais até internacionais, além da alimentação e lazer. Para o período de movimento mais intenso, os shoppings paraibanos se preparam para atrair ainda mais a clientela, assim como comportar o público com agilidade e segurança.
Toda essa movimentação não beneficia economicamente apenas o shopping, como também os lojistas. Esse é o caso da Maria de Lourdes Paiva, proprietária da Boutique Orquídea que fica localizada no MAG Shopping. Em entrevista ao Portal WSCOM, Maria explicou que o período exige um estoque reforçado para garantir que todos os consumidores possam ser atendidos.

Maria de Lourdes Paiva, proprietária da Boutique Orquídea (Foto: Portal WSCOM)
No entanto, a época de férias também eleva os custos operacionais. Segundo a empresária, esses gastos precisam ser equilibrados com o aumento do faturamento. Maria aponta ainda que, mesmo em um ambiente de alto fluxo, o principal concorrente continua sendo o e-commerce.
“O pessoal quer comprar na internet. Mas ainda há quem busque o presencial e temos conseguido crescer nesse nicho”, afirmou. Para ela, essa busca ultrapassa a compra em si; é impulsionada pela “onda de consumo” gerada pelo ambiente do shopping. “No shopping você tem praça de alimentação, tem cinema. O cliente vem para esses ambientes, vê a loja e isso cria esse desejo de consumo”, explicou.
Estratégia de crescimento
O fluxo citado pela lojista não é ocasional, mas parte da estratégia do empreendimento. Dalila Oliveira, gerente de Marketing do MAG Shopping, detalhou as ações promovidas para atrair e fidelizar o público.
Uma das frentes é a promoção de Natal: a cada R$ 600 em compras, o cliente recebe uma porcelana exclusiva (disponível até 31/12 ou enquanto durar o estoque). Além disso, em parceria com a CDL, a cada R$ 50 em compras, o consumidor concorre a prêmios como um carro da BYD, caminhões de prêmios e vales-compras.

Dalila Oliveira, gerente de Marketing do MAG Shopping (Foto: Portal WSCOM)
O shopping também aposta em experiências gratuitas. Além da tradicional decoração natalina, o MAG investe em atrações musicais como o “Som na Calçadinha” e o happy hour “Som da Praia”, que atraem tanto turistas quanto moradores.
“Nossa programação de verão abrange desde jogos de tabuleiro até experiências musicais com MPB. São momentos que o cliente valoriza porque unem o útil ao agradável. Ele vem ao shopping e participa de momentos inesquecíveis”, destacou Dalila.
Todo esse planejamento deve gerar resultados sólidos. Segundo Dalila, a expectativa é que o faturamento do MAG cresça entre 10% e 12% em comparação a 2024. “Estamos no melhor período do ano. Pelo que vemos nos corredores, no volume de sacolas e nas trocas de brindes, acreditamos que podemos até superar essa expectativa”, concluiu.

