O Sabadinho Bom deste final de semana terá uma programação especial no Centro Histórico de João Pessoa em celebração ao Dia do Forró, comemorado neste sábado (13). O evento, realizado pela Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), contará com shows, encontro de sanfonas, homenagem a Luiz Gonzaga e uma procissão de forrozeiros, unindo cultura popular e fé.
A programação musical na Praça Rio Branco começa com João Netto e Ripa na Chulipa, seguida pelas apresentações do Forrozão Bom Que Só e do Forró Sem Balança. Nesta edição, o Sabadinho Bom conta com a parceria da Associação dos Forrozeiros da Paraíba (ASFORROPB), que vai promover uma procissão alusiva à data, que também marca o Dia de Santa Luzia.
O diretor executivo da Funjope, Marcus Alves, destaca o caráter simbólico do Sabadinho Bom para a cultura da capital paraibana. Segundo ele, o projeto transformou a Praça Rio Branco em um espaço de convivência, reunindo diferentes gerações e proporcionando momentos de confraternização entre moradores e turistas ao som de gêneros como samba, choro e forró.
“Este sábado ganha um caráter ainda mais especial porque nós estaremos fazendo uma homenagem a Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, e vamos ter um belíssimo encontro de sanfonas ali na Praça Rio Branco, celebrando este dia tão especial em homenagem a esse artista, um grande mito da nossa cultura popular brasileira”, afirmou.
Um dos destaques da programação, o músico João Netto, do Forró Ripa na Chulipa, celebrou a participação no evento e ressaltou a importância da data para a cultura nordestina. “Vai ser um dia especial, que é o aniversário do nosso nome maior do forró, o rei do baião Luiz Gonzaga. Para nossa satisfação, nós vamos fazer um grande show. O nosso compromisso com o forró é fazer um grande show”, declarou.
Além dos shows, o Centro Histórico vai receber uma procissão de forrozeiros organizada pela ASFORROPB. De acordo com o presidente da entidade, Alexandre Pé de Serra, o cortejo será um momento de gratidão a Luiz Gonzaga e também de manifestação de fé, já que a data coincide com a celebração de Santa Luzia.
Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.
A expectativa é reunir cerca de mil pessoas, com a participação de caravanas vindas de municípios como Alagoa Grande e Pilões, no Brejo, Campina Grande, no Agreste, além de cidades do Sertão, somando-se aos forrozeiros e fiéis da capital. A concentração está marcada para as 14h, em frente à Igreja da Misericórdia, com percurso pelas ruas Visconde de Pelotas, Vigário Sarlen e General Osório, finalizando na Praça Rio Branco.
“Será um cortejo dos sanfoneiros e forrozeiros da associação, dos amantes da cultura forrozeira e dos fiéis. Esta é a primeira procissão dos sanfoneiros e forrozeiros do estado da Paraíba idealizada pela Associação dos Forrozeiros da Paraíba”, explicou Alexandre Pé de Serra, destacando o apoio da Arquidiocese, do Projeto Caminhos da Fé, do Centro Cultural São Francisco e de emenda parlamentar do vereador Carlão Pelo Bem.
Após o Sabadinho Bom, o público também poderá acompanhar o projeto Samba na Praça, que acontece no mesmo local e leva muito samba à Praça Rio Branco. O repertório inclui sucessos de artistas como Zeca Pagodinho, Alcione, Fundo de Quintal, Martinho da Vila, Beth Carvalho, Ferrugem e Leci Brandão. O grupo é liderado pelo vocalista Josinaldo Nascimento e conta com músicos em diferentes instrumentos, garantindo a animação do público até o início da noite.
Com música, tradição e fé, o Sabadinho Bom promete transformar o Centro Histórico de João Pessoa em um grande palco de celebração da cultura nordestina.
