Início » Destaque » Destaque-3 » Fest Aruanda celebra 20 anos com presença de Bruno Gagliasso, Caco Ciocler e Sidney Magal em João Pessoa; confira a programação

Fest Aruanda celebra 20 anos com presença de Bruno Gagliasso, Caco Ciocler e Sidney Magal em João Pessoa; confira a programação

Os 20 anos do Fest Aruanda serão celebrados com uma programação diversificada e turbinada, segundo anúncio, hoje, do fundador e diretor executivo do festival, Lúcio Vilar. Ao lado de representantes do Governo do Estado da Paraíba, do Grupo Energisa, Itaú, da Superintendência do BNB, na Paraíba, Cagepa e PBGás, jornalistas e realizadores locais tomaram conhecimento da programação que promete reeditar 2018, ano em que se registrou a ‘primavera’ do cinema paraibano com um número recorde de longas-metragens, sem precedentes na história da cinematografia do estado. O cenário se repete, em 2025, e uma segunda onda primaveril deverá ganhar contornos reveladores de novos filmes em longa-metragem (ficcionais e documentais), entre 3 e 10 de dezembro, período do mais antigo festival da Paraíba.

Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.

Curadoria com o jornalista e crítico Amilton Pinheiro.

Abertura

O Festival abre no próximo dia 03/12 no Cinépolis do Manaíra Shopping com o filme documentário: “Ary”, de André Weller, diretor premiado pelo Festival É Tudo Verdade e Mostra de Cinema de Tiradentes. O filme apresenta a intensa vida do autor de “Aquarela do Brasil”, Ary Barroso, é narrada em primeira pessoa pelo ator Lima Duarte. Da infância mineira aos dias de glória no Rio, passando pela parceria com os estúdios Disney, o filme mistura ficção e imagens de arquivo raras, embaladas por clássicos como “No Rancho Fundo” e “No Tabuleiro da Baiana”. Um ensaio cinematográfico íntimo sobre a mente criativa do homem que inventou o “Brasil brasileiro”.

Também será exibido o curta “INDEX”, do fotógrafo e artista visual João Lobo, atualmente radicado em Lisboa.

Aruanda Praia: Cinema & Música nas areias de Tambaú

Dia 04 de dezembro – 18h, haverá um Tributo Raul Seixas – 80 anos, com exibição do filme de Walter Carvalho, ‘Raul – O Início, O Fim e O Meio’, que conta a trajetória do conhecido cantor e compositor, polêmico, ícone e criador da “sociedade alternativa” ao lado parceiro inseparável, hoje escritor, Paulo Coelho. Um ‘raio x’ do astro do rock brasileiro através de documentos, depoimentos de familiares, ex-esposas, filhas, amigos, músicos e compositores. Após a exibição, às 21h terá um tributo musical com dez artistas paraibanos e às 22h, Paula Chalup e Vivi Seixas, filha de Raul Seixas, trazem pela primeira vez à Paraíba o ‘Rock das Aranhas Show Live’, com músicas revisitadas do eterno ‘maluco beleza’.

Dia 05 de dezembro – a programação conta com a exibição do filme documental de Joana Mariani, ‘Me Chama Que Eu Vou’, que conta toda a trajetória musical de Sidney Magal. Através de depoimentos e recortes que mostram os momentos mais significativos da vida do cantor, acompanhamos a trajetória dos 50 anos de carreira do músico, dançarino, dublador e ator que encanta cinco décadas no Brasil. Logo em seguida, é o próprio Sidney Magal que sobe ao palco Aruanda Praia com sua banda para um show com seus maiores sucessos de todos os tempos.

Homenageados

– Troféu Aruanda Maria do Rosário Caetano – Missionária do Cinema Nacional –

– Troféu Aruanda – Honra ao Mérito Cultural à Deputada Jandira Feghali pela Criação e Legado da Lei Aldir Blanc

– Troféu Aruanda Rede Cinépolis – Pela Difusão do Cinema Brasileiro através do Fest Aruanda

– Homenagens Póstumas: Jean-Claude Bernardet (falecido em julho de 2025) e Silvio Tendler (morto em setembro de 2025).

Lançamento Literário

Lula, Volume 1 – Fernando Morais (Editora Companhia das Letra)

Cultura é Poder Jandira Feghali (Editora Oficina Raquel)

Luz & Sombra, de André Cananéa – (Editora A União)

Laboratório

VI Laboratório Aruanda/Energisa – Idealizado e ministrado pela diretora, roteirista e produtora Susanna Lira, a qual fará uma imersão de 3 dias (3,4 e 5/12) em que serão analisados argumentos, roteiro, estratégia de produção, técnicas de direção, entre outros aspectos importantes para a realização e aprimoramento dos projetos para que, as propostas sejam apresentadas em forma de pitching para diversos representantes dos streamings. Vale registrar que vários filmes que passaram por esse processo com a Susanna Lira, já estão prontos.

Oficina

A Montagem e o Trágico no Documentário – Com o montador Renato Vallone. Uma reflexão teórica sobre o papel da montagem na forma como o documentário organiza e devolve ao espectador imagens do trágico. Com exemplos de filmes e arquivos documentais desde o Neorrealismo Italiano até as novas tendências do Cinema Contemporâneo, discutiremos como decisões de corte, ritmo e relação entre planos podem tensionar a imagem técnica e reabrir o olhar para aquilo que muitas vezes já foi normalizado ou espetacularizado. A montagem abordada como gesto político e sensível capaz de desafiar automatismos perceptivos e provocar formas outras de escuta e atenção diante do real

Oficina

Cartografias do corpo negro na tela – Com a diretora e pesquisadora Carine Fiúza. A oficina propõe uma imersão crítica nas formas como pessoas negras foram representadas na história do cinema produzido na Paraíba. A partir da análise iconográfica e iconológica de Aruanda e do debate aberto pelo artigo “África e Sertão da Paraíba: Luanda, Aruanda”, o encontro discute o modo como a narrativa de Linduarte Noronha constrói uma visão externa sobre o quilombo do Talhado, evidenciando tensões entre mito, sertão e raça. Em diálogo com essas leituras, a oficina desloca o debate para as epistemologias do Cinema Negro Paraibano no feminino, destacando processos de memória, autorrepresentação e reelaboração política da imagem desenvolvidos por cineastas negras contemporâneas.

O encontro combina exposição teórica, análise de trechos fílmicos e exercícios de leitura crítica de imagens, estimulando participantes a compreender como o ato de olhar também é um ato de poder e como novas práticas de criação e crítica podem reorientar esse olhar.

Masterclass Mistika: Do corte ao DCP

LOCAL: SALA BESSA (HOTEL ARAM)

com Thiago Belconfine, Gerente técnico da Mistika Post.

Thiago Belconfine é um profissional da área de pós-produção audiovisual e coordenador de projetos, com atuação destacada em cinema, TV e streaming. Hoje, Coordenador de Projetos na Mistika Post, foi coordenador de pós-produção na Non Stop TV (2021–2023), trabalhando em conteúdos para Disney+ e Star+, supervisor técnico na Paris Filmes (2017–2021), responsável por workflows de pós-produção e entregas para TV, cinema e VOD, experiência em finalização de conteúdos institucionais, comerciais e projetos em realidade virtual 360°.

Mostras

Mostra Caleidoscópio Universitário – Voltada a estudantes de graduação de todos os cursos da UFPB.

Mostra Cine Aruandinha – Sessões especiais (sábado e domingo, às 11h) que tem como objetivo incentivar o contato de crianças e adolescentes com o cinema nacional e regional, promovendo cultura, educação e inclusão.

Mostra Competitiva Cinema dos 4 Cantos do Mundo – Exibição de curtas metragens de estudantes da China, França, Alemanha, Portugal e San Diego (EUA).

Mostra Competitiva Sob o Céu Nordestino – exibição de Longas e Curtas-metragens selecionados. Curadores dos Longas: Lúcio Vilar e Amilton Pinheiro e Curtas-Metragens Curadores: Amilton Pinheiro, Vivi Pistache e Rodrigo Fonseca.

CURTAS METRGENS – Sob o Céu Nordestino:

  1. Jacu”, de Ramon Batista (Ficção). Nazarezinho/PB (2025). Duração: 11:39
  2. Boi do Mato”, de Ana Calline (Documentário). Cabaceiras/PB (2024). Duração: 15:37
  3. Colmeia”, de Tatiane de Oliveira (Documentário). Campina Grande/PB (2025). Duração: 10:36
  4. Valéria di Roma”, de Carlos Mosca (Ficção). Campina Grande/PB (2025). Duração: 15:00
  5. Cantilena”, de Dhiones do Congo (Ficção). Congo/PB (2025). Duração: 11:27
  6. No Compasso do Coração”, de Ary Régis Lima (Ficção). Alagoa Grande/PB (2025). Duração: 15:55
  7. Aláfia”, de Cecilia Fontenele (Ficção). João Pessoa/PB (2025). Duração: 14:40 e
  8. Teatro em Jampa Vive”, de Kelly Freire Moreira (Documentário). João Pessoa/PB. Duração: 14:16

LONGAS METRAGENS – Sob o Céu Nordestino:

  1. Outono em Gotham City”, de Tiago A. Neves (Ficção). Campina Grande João Pessoa/PB (2025). Duração: 97minutos;
  2. O Nordeste Sob a Caravana Farkas”, de Arthur Lins e André Moura Lopes (Documentário). João Pessoa/PB (2025). Duração: 107minutos;
  3. Batguano Returns – Roben na Estrada”, de Frederico Benevides e Tavinho Teixeira (Ficção). João Pessoa/PB, CE, RJ e SP (2025). Duração: 84minutos e
  4. Malaika”, de André Morais (Ficção). João Pessoa/PB (2025). Duração: 85minutos.

Mostra Competitiva Nacional – exibição de Longas e Curtas-metragens selecionados. Curadores dos Longas: Lúcio Vilar e Amilton Pinheiro e Curtas-Metragens Curadores: Amilton Pinheiro, Vivi Pistache e Rodrigo Fonseca.

CURTAS METRAGENS NACIONAL:

  1. A Nave Que Nunca Pousa”, de Ellen de Morais (Documentário). Campina Grande/PB (2025). Duração: 15:00;
  2. A Arte de Morrer ou Marta Díptero Braquícero”, de Rodolpho de Barros (Ficção). João Pessoa/PB (2024). Duração: 14:00;
  3. “Vulkan”, de Julia Zakia (Ficção). Paúba/SP (2025). Duração: 15:00;
  4. Samba Infinito”, de Leonardo Martinelli (Ficção). Rio de Janeiro/RJ (2025). Duração: 15:15;
  5. Vípuxovuko – Aldeia”, de Dannon Lacerda (Ficção). Campo Grande/MS (2025). Duração: 15:31;
  6. Safo”, de Rosana Urbes (Animação). São Paulo/SP (2025). Duração: 12:18;
  7. Gilson de Souza – Na Corda Bamba”, de Brunno Alexandre (Ficção). Marília/SP (2025). Duração: 10:19 e
  8. Axé Meu Amor”, de Thiago Costa (Ficção). São Paulo/SP (2024). Duração:  15:09

LONGAS METRGENS NACIONAL:

  1. Honestino”, de Aurélio Michiles (Documentário). Brasília/DF (2025). Duração: 85minutos;
  2. Ato Noturno”, de Filipe Matzembacher e Marcio Reolon (Ficção). Porto Alegre/RS (2025). Duração: 119minutos;
  3. Cyclone”, de Flavia Castro (Ficção). Rio de Janeiro/RJ (2025). Duração: 101minutos e
  4. Corpo da Paz”, de Torquato Joel (Ficção). João Pessoa/PB (2025). Duração: 78minutos.

Sessões Especiais:

Sessão Patrocinada CGU – 8º Concurso de Vídeo 1 Minuto pela Integridade

Sessão Patrocinada CAGEPA – TV & Cinema/ Exibição de Média Metragem:

Filme produzido pela Rede Paraíba de Televisão

“Jorge Quer Ser Repórter” de Lula Queiroga e Victor Germano (Ficção)., São João do Carir/PB (2025). Duração 50 minutos.

Sessão Cinema & Educação

Lendo o Mundo”, de Catherine Murphy e Iris de Oliveira (Doc)., Brasil/Estados Unidos (2025). Duração 70 minutos

Sessão Patrocinada ENERGISA – Exibição de Média e Curta Metragem

“A Pedra do Reino e o Sertão de Dom Pantero”, de Manuel Dantas Vilar (Doc) João Pessoa/PB (2025), duração 59 minutos.

“Habeas Pinho”, de Aluízio Guimarães e Nathan Cirino – com produção executiva de Gal Cunha Lima, (Ficção)., Campina Grande-PB (2025), 24 minutos.

Sessão Especial PBGÁS – Sessão Premièr Paris/Paraíba

Saint Germain, 40 graus”, de Bruno Soares da Costa Araujo, (Documentário), Paris (2025), 19 minutos

“A Alma do Onze”, de Caetano Moura Alves (Documentário), Paris (2025), 19 minutos

Paris Gaza”, de Mariana Inacio Silveira (Documentário), Paris (2025), 17 minutos

Para o corpo, a luta”, de Mayara Valentim Pereira (Documentário), Paris (2025), 14 minutos,

A receita da felicidade”, de Mikaëli Santos (Documentário), Paris (2025), 17 minutos

Júri Mostra Nacional

Caco Ciocler – ator/cineasta

Fernando Moraes – jornalista/escritor

Simone Zucolotto – jornalista

 Júri Mostra Sob o Céu Nordestino

Marcos Tulio –

Hermila Guedes – atriz

Susanna Lira – cineasta/produtora

 Júri Internacional

João Lobo – Artista Visual/Fotógrafo

Bruna Alves Lobo – Curadora de Artes Visuais de Cinema

Sérgio Rodrigo Ferreira – Professor universitário UFPB

 Júri Abraccine

Amanda Aouad – jornalista/crítica

Hipolito Lucena – Cineasta/Coordenador do Festival Comunicurtas

Ricardo Félix – jornalista/crítico

Alguns convidados da 20ª. Edição

Bruno Gagliasso – Ator

Caco Ciocler – ator/cineasta

Cirillo Luna – ator

Fernando Morais – jornalista/

Gabriel Faryas – ator

Geraldo Vandré – homenageado

Hermila Guedes – Atriz

Magali Biff – atriz

Sidney Magal – Cantor

Susanna Lira – cineasta/produtora

Vivi Seixas – filha de Raul Seixas

Renato Vallone – Montador

Mesas/Debates –

Transmissão via Live (youtube e Facebool do Fest Aruanda

Diálogos Audiovisuais Aruanda-Energisa (Mesa-redonda sobre o filme Ary com o diretor André Weller); Moderação: Amilton Pinheiro

Debates

Todas as manhãs debates dos filmes apresentados – Hotel Aram

 Conferência de Abertura –

Pensamento sobre o desenvolvimento regional:

Paulo Alcoforado (Diretor da Ancine) Lei Aldir Blanc – 5 Anos: Um Legado do Congresso Nacional para a Cultura Brasileira. Conferencista: Jandira  Feghali (Deputada Federal/PCdoB-RJ) Mediação: Lúcio Vilar e Maria do Rosário Caetano

Mesas/Debates:

Transmisão via live – (Youtube e facebbok do Fest Aruanda)

Núcleo Memória e Preservação Audiovisual do Fest Aruanda

Da película ao digital: impasses e desafios da contemporaneidade.

Com exibição do filme Os Cinemas estão fechando (27 min. 1977, Super 8, telecinado para 2K, de Abrão Berman

Painelistas: José Maria Lopes (SP), Tamires Conceição (BA)

Moderador: Lúcio Vilar

Fórum Nacional dos Festivais e Festival Aruanda convidam: Curadoria e programação, os festivais como audiências de promoção da cidadania e democracia cultural

Painelistas: Josiane Osório de Carvalho (Fórum Nacional dos Festivais), Sandra Bertini (CinePE), Rosélis Barbosa (Guarnicê-MA), Hipolito Lucena (Comunicurtas/Campina Grande-PB) e Lúcio Vilar (Fest Aruanda)

Moderador: Amilton Pinheiro

SESSÃO CINE ARUANDINHA

 Diálogos Audivisual – Itaú Cultural

LOCAL: SALA BESSA (HOTEL ARAM)

Nova ‘primavera do cinema paraibano’? Com a palavra, diretores, produtores e críticos…

Debatedores: Luiz Zanin Oricchio e Bertrand Lira.

20 anos de história

O Fest Aruanda celebra duas décadas como um dos principais eventos de audiovisual do país, promovendo o cinema brasileiro e fortalecendo a cultura nordestina. A edição de 2025 será realizada na rede Cinépolis (Manaíra Shopping), com patrocínio master do Governo do Estado da Paraíba (Secult-PB, Cagepa e Funesc), patrocínio do Grupo Energisa (via ICMS-SECULT-PB), bancos Itaú e BNB, PBGás e Armazém Paraíba, via Lei Federal de Incentivo à Cultura (MinC-SAV). A chancela é da Reitoria da UFPB e do CCHLA, com realização da Bolandeira Arte & Films.

Serviço

20ª Edição do Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro
Data: 03 a 10 de dezembro de 2025
Locais: Praia de Tambaú (dias 4 e 5) e Cinépolis (Manaíra Shopping)
Informações: www.festaruanda.com.br
Instagram: @festaruanda

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso
Ir para o conteúdo