O resultado final do concurso público para a Secretaria de Estado da Cultura (Secult-PB) será divulgado oficialmente nesta terça-feira (18) no Diário Oficial do Estado (DOE). O anúncio foi feito pelo governador João Azevêdo durante seu programa semanal, Conversa com o Governador, transmitido nesta segunda-feira (17) pela Rádio Tabajara.
Este é considerado um marco para o setor, pois trata-se do primeiro concurso específico para a Pasta, com a criação de cargos por meio da Lei nº 12.755, de setembro de 2023.
O governador destacou que a nomeação dos aprovados faz parte de um novo momento da Cultura na Paraíba, que conta com mais de R$ 100 milhões em investimentos anuais, além da criação de novos museus e estruturas na Secretaria.
O certame, organizado pelo Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (Idecan), ofertou 33 vagas para diversos cargos, com remuneração inicial de R$ 4.100,00. O concurso registrou um total de 1.807 inscrições.
As vagas foram distribuídas em diversas áreas essenciais para a gestão cultural e preservação do patrimônio, incluindo atividades de Gestão Cultural (Analista): Teatro, Dança, Circo, Artes Visuais, Audiovisual, Música e Literatura, além de atividades de Produção Cultural e Patrimônio e Pesquisa: Antropólogo, Arqueólogo, Museólogo, Paleontólogo, Restaurador, Arquivista, Analista Bibliotecário e Historiador.
Com a publicação do resultado final no DOE, os aprovados serão chamados para as próximas etapas e, em breve, integrarão a nova estrutura da Secretaria de Estado da Cultura.
