A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (6), a Operação Karkinos, para desarticular uma organização criminosa acusada de movimentar mais de R$ 60 milhões com o contrabando de cigarros nos últimos dois anos. A ação contou com o apoio da Receita Federal, da Polícia Rodoviária Federal e das Polícias Civis da Paraíba, Rio Grande do Norte e Pernambuco.
Durante a operação, foram cumpridos nove mandados de prisão preventiva e 18 mandados de busca e apreensão, além de medidas de bloqueio de bens e sequestro de ativos financeiros. As diligências ocorreram simultaneamente em cidades dos três estados, com a participação de cerca de 100 agentes públicos.
Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.
Segundo as investigações, o grupo agia de forma estruturada, com uma ampla rede de logística voltada à introdução, transporte, armazenamento e distribuição de cigarros contrabandeados em municípios do Nordeste. A Polícia Federal informou que a organização utilizava rotas interestaduais e empresas de fachada para escoar o produto de forma clandestina.
O nome da operação, “Karkinos”, faz referência ao termo grego que significa “caranguejo”, simbolizando a forma como o grupo se expandia em várias direções, ramificando sua atuação criminosa.

