UFPB lança cursos inéditos de Jogos Digitais e Engenharia de Robôs para 2026

Universidade será pioneira no Nordeste ao ofertar formações nas duas áreas em expansão

Entrada da Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
Foto: Angélica Gouveia

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) vai oferecer, a partir do segundo semestre de 2026, dois novos cursos superiores: Tecnologia em Jogos Digitais e Bacharelado em Engenharia de Robôs. A criação das graduações foi aprovada nesta quinta-feira (30) pelo Conselho Universitário (Consuni), durante reunião ordinária, e marca o pioneirismo da instituição em duas áreas de grande crescimento no mercado e na pesquisa acadêmica.

Os novos cursos vão funcionar no campus de João Pessoa e ofertarão, juntos, 80 vagas. O curso tecnólogo em Jogos Digitais, vinculado ao Departamento de Mídias Digitais (Demid) do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA), contará com 50 vagas no turno da manhã e duração de dois anos. Já o bacharelado em Engenharia de Robôs, vinculado ao Centro de Informática (CI), ofertará 30 vagas no turno vespertino/noturno e terá duração de cinco anos.

Segundo a reitora Terezinha Domiciano, a iniciativa reforça o compromisso da universidade com o avanço científico e tecnológico. “A criação desses cursos é uma resposta às transformações que a sociedade vive. A UFPB busca se posicionar na vanguarda das áreas estratégicas, conectando inovação, mercado e impacto social”, afirmou a gestora durante o anúncio.

Pioneirismo e inovação

De acordo com a plataforma Ecossistema de Gestão das Graduações (EcoGrad), o curso de Jogos Digitais será o primeiro ofertado por uma universidade federal do Nordeste e o primeiro tecnólogo da área em uma instituição federal no Brasil. Já o curso de Engenharia de Robôs será o primeiro das regiões Norte e Nordeste e um dos primeiros do país — a Universidade Federal do Rio Grande (FURG) também está em processo de criação de uma graduação semelhante.

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Para o professor Thiago Falcão, chefe do Demid e autor da proposta de Jogos Digitais, o curso vai além do desenvolvimento técnico. “Não se trata apenas de formar profissionais para a indústria. Os jogos digitais são hoje uma força social e cultural, e precisam ser pensados em todas as suas dimensões. O curso nasce com essa visão ampliada”, explicou.

Ele destacou ainda que a formação abrangerá quatro eixos principais: artes e design, game design, programação e marketing e empreendedorismo. “É uma extensão natural do curso de Mídias Digitais, que já formou profissionais que atuam no setor criativo e tecnológico”, completou.

No Centro de Informática, o entusiasmo é semelhante. O diretor Tiago Maritan lembrou que a UFPB já foi pioneira, em 2021, ao criar o curso de Ciência de Dados e Inteligência Artificial. Agora, segundo ele, o desafio é avançar na fronteira entre automação, robótica e inovação.

“O curso de Engenharia de Robôs está alinhado às demandas contemporâneas da sociedade e da indústria. Ao investir na robótica como eixo estruturante, a UFPB contribui para a soberania tecnológica nacional, para a inovação industrial e para a transformação digital do país”, ressaltou Maritan.

A previsão é que o curso inicie com 30 vagas no segundo semestre de 2026 e amplie para 60 vagas anuais a partir de 2027, podendo chegar a 90 vagas com a expansão da infraestrutura do centro.

Formação para o futuro

Com a criação das duas graduações, a UFPB reafirma seu papel como protagonista na formação de profissionais para os desafios da era digital. A aposta simultânea em um curso do campo das ciências humanas e criativas e outro das ciências exatas e tecnológicas reflete uma visão integrada do conhecimento — que busca unir criatividade, técnica e impacto social.

“O futuro da educação passa por compreender que tecnologia e humanidades não são opostos, mas complementares”, resume o professor Thiago Falcão. As novas formações devem integrar, já em 2026, a política institucional da UFPB de ampliar a oferta de cursos inovadores e estratégicos, voltados para áreas de alta empregabilidade e relevância científica.

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