O município de Santa Luzia, no Sertão paraibano, foi o vencedor do Prêmio Geral Estadual – IGMA na categoria para cidades com até 30 mil habitantes, durante a cerimônia do Prêmio Band Cidades Excelentes 2025, realizada nesta sexta-feira (31) no auditório do Sesc Centro, em João Pessoa. A premiação reconhece administrações públicas que se destacam pela boa governança, eficiência administrativa e políticas voltadas à qualidade de vida da população.
Além do título principal, Santa Luzia foi finalista em outras duas categorias: Governança, Eficiência Fiscal e Transparência e Infraestrutura e Mobilidade Urbana, consolidando-se entre os municípios mais bem avaliados do estado.
O levantamento é realizado pelo Instituto Aquila, em parceria com o Grupo Bandeirantes de Comunicação e a TV Arapuan, e utiliza o Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA) — ferramenta baseada em inteligência artificial que analisa 72 indicadores de desempenho distribuídos em seis pilares: Governança, Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-Estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Sustentabilidade; e Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública.
Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.
Representando o prefeito Henry Lira, o secretário de Administração e Articulação Política, José Alexandre (Zezé), recebeu o prêmio em nome do município e ressaltou o significado do reconhecimento para a população.
“Foi uma noite histórica para Santa Luzia. Esse prêmio representa o resultado de um trabalho sério, transparente e comprometido com as pessoas que vem sendo realizado nos últimos anos. A gestão do prefeito Henry Lira tem mostrado que é possível dar continuidade ao desenvolvimento do município com planejamento, responsabilidade e amor pela cidade. Esse reconhecimento é de todo o povo santaluziense”, afirmou Zezé.
O Prêmio Band Cidades Excelentes é considerado uma das principais iniciativas de valorização da gestão pública no Brasil, com foco em estimular práticas administrativas que promovam eficiência, transparência e resultados concretos para os cidadãos.
A cerimônia contou com a presença de autoridades dos três poderes, incluindo o governador João Azevêdo, o presidente da Câmara dos Deputados Hugo Motta, o presidente da Assembleia Legislativa Adriano Galdino, o vice-presidente do Tribunal de Justiça João Batista Barbosa, o desembargador Francisco Seráphico Ferraz da Nóbrega Filho, o presidente do Tribunal de Contas Fábio Nogueira, e o presidente do Grupo Arapuan João Gregório, além de prefeitos, secretários e representantes da imprensa.
