De operário a presidente: Lula completa 80 anos com oito décadas de história política

Nascido em Garanhuns–PE em 1945, Luiz Inácio Lula da Silva completa oito décadas de vida nesta segunda-feira (27), com trajetória que vai do chão de fábrica ao comando do país em três mandatos.

Foto: Ricardo Stuckert

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva completa 80 anos nesta segunda-feira (27). Ao longo de oito décadas, o pernambucano construiu uma carreira que o levou de operário metalúrgico a líder sindical, fundador do Partido dos Trabalhadores (PT) e, por três vezes, presidente da República. 

Infância e origem

Filho de uma família de agricultores, Lula foi o sétimo de oito irmãos. Passou parte da infância em condições precárias até que, em 1952, sua mãe, Dona Lindu, decidiu migrar com os filhos para São Paulo em busca de uma vida melhor. Com pouca escolaridade, começou a trabalhar cedo, foi engraxate e vendedor ambulante antes de entrar em uma metalúrgica, onde se tornou torneiro mecânico.

O líder sindical e o nascimento do PT

Nos anos 1970, na época da ditadura militar, Lula se destacou como líder sindical na região do ABC paulista. Em 1975, foi eleito presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo e Diadema.

Suas atuações em grandes greves da categoria o transformaram em símbolo da luta dos trabalhadores. Em 1980, fundou o Partido dos Trabalhadores (PT), com intuito de representar os interesses das classes populares no cenário político brasileiro.

As derrotas e a vitória histórica

Lula concorreu à Presidência da República três vezes antes de ser eleito. Disputou as eleições de 1989, 1994 e 1998, todas sem sucesso. A vitória viria apenas em 2002, quando derrotou José Serra (PSDB) e chegou ao poder com o lema “A esperança venceu o medo”.

Durante seus dois primeiros mandatos (2003–2011), Lula lançou programas sociais que marcaram sua gestão, como o Bolsa Família, voltado à redução da pobreza e incentivo à educação e à vacinação infantil.

Crises e retorno ao poder

Lula deixou o cargo em 2011 com altos índices de aprovação, mas o PT enfrentou escândalos políticos nos anos seguintes. O ex-presidente foi condenado e preso no âmbito da Operação Lava Jato, mas teve as condenações anuladas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em 2021, que considerou o juiz Sérgio Moro parcial no processo.

Dois anos depois, ele voltou à disputa presidencial e venceu Jair Bolsonaro nas eleições de 2022, iniciando seu terceiro mandato em 1º de janeiro de 2023, o primeiro presidente brasileiro a governar em períodos não consecutivos.

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso
Ir para o conteúdo