Joelison Fernandes da Silva, conhecido como Ninão e reconhecido como o homem mais alto do Brasil (com 2,37 metros), passou por uma cirurgia de amputação na perna esquerda nesta sexta-feira (17). O procedimento foi realizado no Hospital de Clínicas, em Campina Grande.
A nova cirurgia foi motivada pela osteomielite, uma doença infecciosa que afeta os ossos. Esta é a segunda amputação de Ninão pela mesma complicação; a perna direita já havia sido amputada em 2021.
Natural de Assunção, no Cariri da Paraíba, Ninão descobriu o gigantismo aos 14 anos, quando sua altura já alcançava 1,95 metro.
Em recuperação, o paraibano explicou que a amputação ocorreu de forma similar ao primeiro procedimento, cerca de 20 centímetros abaixo do joelho. “Não é fácil mas infelizmente foi necessário”, contou Ninão.
Ainda não há data prevista para a alta hospitalar. Após deixar o hospital, Ninão retornará para sua cidade natal, Assunção, onde dará continuidade ao processo de recuperação.
“A recuperação será um pouco dolorida, porque dói bastante, mas com fé em Deus vou superar mais essa barreira”, disse Ninão, demonstrando confiança na superação.
O próximo objetivo de Ninão é a aquisição de uma nova prótese. Ele planeja realizar uma campanha para arrecadar os recursos necessários, visto que o custo do equipamento é elevado.