A Paraíba será representada no Museu do Louvre, em Paris, por um talento precoce: o jovem artista Mateus Rosa, de apenas nove anos, natural de Campina Grande. Diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA) aos dois anos e sete meses, Mateus encontrou na pintura um caminho de expressão e superação que agora o leva a um dos espaços culturais mais prestigiados do mundo.
Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.
Com apoio da família, o menino transformou sua trajetória em referência de inclusão e diversidade, tornando-se motivo de orgulho para os paraibanos. Suas obras, que já chamam atenção pelo estilo diferenciado, serão expostas em um ambiente que consagrou nomes como Leonardo da Vinci e Michelangelo.
Homenagem da ALPB
O talento de Mateus já rendeu reconhecimento em sua terra natal. A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou sessão especial nesta quinta-feira (2) para conceder a Medalha Augusto dos Anjos ao artista, “pelo legado à arte a partir da sua construção no campo da pintura, enaltecendo o estado em todo o país e no exterior”.
A proposição é de autoria do deputado Michel Henrique, que destacou a importância da conquista.
“A participação de um artista mirim paraibano em exposição no Louvre transcende o feito individual. Representa não apenas a valorização da diversidade e da inclusão social, mas também o poder transformador da arte na vida de crianças com TEA. É motivo de orgulho para todos os paraibanos ver o talento de Mateus Rosa brilhar em um espaço que já consagrou nomes como Leonardo da Vinci e Michelangelo”, ressaltou o parlamentar.
A mãe de Mateus, Maria Eduarda Cavalcanti, também comemorou a homenagem.
“Me sinto muito honrada por ele receber esta homenagem desta Casa, fico muito feliz. É também uma representatividade para as pessoas com autismo, e por isso nos orgulhamos muito de sua trajetória. Ele tem nove anos, ainda é criança, está na fase de descobertas, e já está sendo reconhecido. Sua pintura diferenciada, inclusive, alcançará o mundo”, destacou.
Acompanhado do pai, Milton Rosa Neto, Mateus agradeceu a honraria de forma breve e emocionante:
“Estou muito Feliz”.
Amigos e familiares também marcaram presença na sessão especial.
Lançamento do documentário
Durante a solenidade, foi lançado o documentário “Sociedade Singular”, produzido pela equipe da TV Assembleia. A obra “mergulha de forma sensível e urgente no universo das famílias atípicas da Paraíba, celebrando a diversidade e os laços que se formam para além dos moldes convencionais”. O documentário reafirma o papel do Poder Legislativo como agente promotor de cidadania.