EUA: Ativista conservador Charlie Kirk é morto a tiros durante evento em Universidade de Utah

Kirk foi atingido no pescoço cerca de 20 minutos após participar de debate no campus universitário

Imagem: Patrick T. Fallon / AFP

O influenciador e ativista conservador Charlie Kirk, de 76 anos, diretor-executivo da Turning Point USA (TPUSA) e próximo a Donald Trump, foi baleado e morto nesta quarta-feira (10). O ataque ocorreu durante um evento no campus da Universidade de Utah Valley, no oeste dos Estados Unidos.

Um suspeito chegou a ser levado sob custódia, mas foi liberado em seguida. A polícia da Universidade de Utah Valley confirmou que a pessoa não era o atirador. Quatro agências — a polícia de Orem, a polícia da universidade, o FBI e o Departamento de Segurança Pública de Utah — estão investigando o ataque, mas o atirador ainda não foi preso.

A porta-voz da universidade, Ellen Treanor, informou que Kirk foi atingido por um tiro a cerca de 200 metros de distância, cerca de 20 minutos após o início do evento. Vídeos de celulares que circularam online mostram pessoas correndo ao som do disparo. Um vídeo parecia mostrar a cabeça de Kirk se inclinando para trás enquanto ele discursava, sentado sob uma tenda com o slogan “The American Comeback Tour”.

Charlie Kirk perdeu muito sangue no local, mas foi retirado por sua equipe de segurança. Andrew Kolvet, porta-voz da Turning Point USA, confirmou sua morte no fim da tarde. Pouco antes de ser baleado, Kirk respondia a uma pergunta sobre tiroteios em massa nos Estados Unidos, que se tornaram recorrentes nos últimos anos.

Donald Trump lamentou a morte do aliado na Truth Social, sua rede social. “Ninguém compreendia ou tinha o coração da juventude dos Estados Unidos da América melhor do que Charlie”, disse o ex-presidente. “Ele era amado e admirado por todos, especialmente por mim, e agora não está mais entre nós. Melania e eu expressamos nossas condolências à sua bela esposa Erika e à sua família. Charlie, nós te amamos!”, acrescentou Trump.

Lideranças democratas, como os ex-presidentes Joe Biden e Barack Obama, a ex-vice-presidente Kamala Harris, o governador da Califórnia, Gavin Newsom, e o líder democrata na Câmara, Hakeem Jeffries, condenaram o ataque.

O evento de Kirk na Universidade de Utah Valley era a primeira de um itinerário de 15 paradas na chamada American Comeback Tour. Nos últimos anos, Kirk havia feito das paradas em campi universitários um elemento central de sua militância, incentivando estudantes e o público em geral a lhe fazer perguntas diretamente em confrontos no formato de debate.

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso