Novos desdobramentos de investigações conduzidas pela Polícia Federal trouxeram à tona registros de mensagens e áudios extraídos do celular do ex-banqueiro Daniel Vorcaro, revelando articulações políticas em Brasília. Os dados indicam que Vorcaro recebeu em sua residência, localizada no Lago Sul, o senador e candidato à Presidência da República Flávio Bolsonaro (PL) e o senador Ciro Nogueira, além de manter contatos com o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta.
O encontro ocorreu em 20 de agosto do ano anterior, data marcada pela sanção do governador Ibaneis Rocha ao aval da Câmara Legislativa do Distrito Federal para a aquisição do Banco Master pelo BRB. A defesa pública apresentada por Flávio Bolsonaro sobre o contato com o ex-banqueiro tem sustentado que as conversas restringiram-se exclusivamente ao financiamento de um projeto cinematográfico, especificamente o filme “Dark Horse”.
No entanto, o material recuperado pela PF aponta que a troca de mensagens entre o parlamentar e Vorcaro teve início justamente naquele dia, com um convite do ex-banqueiro respondido positivamente por Flávio com o um “Blz”, seguido pela confirmação de deslocamento por volta das 21h47.
Siga o canal do WSCOM no Whatsapp
Inscreva-se na newsletter do WSCOM
Entre no nosso grupo exclusivo
Cerca de uma hora e meia antes, áudios obtidos pela coluna do jornalista Lauro Jardim registraram Ciro Nogueira conversando com Vorcaro enquanto participava da cerimônia de entrega de um prêmio promovido pelo site Congresso em Foco – premiação na qual o próprio Flávio Bolsonaro também foi laureado. “
Até o Flávio tá aqui, mas ele já recebeu o dele, eu acho que ele vai antes, tá? Mas eu chego na hora que terminar”, declarou Ciro no registro de voz enviado a Vorcaro.
As conversas extraídas do aparelho telefônico indicam ainda a provável participação de Hugo Motta na mesma noite. Por volta das 18h15, Daniel Vorcaro encaminhou mensagem ao presidente da Câmara convidando-o para uma reunião.
“Irmao, se conseguir mais tarde vamos tomar uma juntos”. Horas depois, às 22h48, Hugo Motta questionou o paradeiro do ex-banqueiro, obtendo como resposta que o anfitrião estava em casa e a sugestão para que comparecesse ao local, seguida por uma chamada de voz de curta duração.
No mesmo intervalo de tempo, Vorcaro informou à sua noiva, Martha Graeff, que estava reunido em casa. A movimentação na residência também motivou uma ‘bronca’ do empresário ao motorista de plantão em Brasília, cobrando maior rigidez no controle de acesso após a chegada de pessoas ao imóvel.
“Me avise quando chegar gente. Antes. Nao tras qq um pra dentro que chegar. Ja te falei isso algumas vezes”, escreveu Vorcaro.
Procurados pela coluna de Lauro Jardim – fonte oficial da nota -, Flávio Bolsonaro e Ciro Nogueira não se manifestaram sobre os registros até o momento. A assessoria de imprensa de Hugo Motta, no entanto, emitiu nota oficial sem confirmar ou negar explicitamente a presença no encontro, enfatizando a rotina institucional da atividade parlamentar.
“O contato com o empresariado e representantes da sociedade brasileira é inerente ao exercício da atividade de qualquer parlamentar. Os diálogos publicados não exteriorizam, portanto, qualquer tipo de mácula à minha atuação parlamentar, sendo certo que todos os meus contatos mantidos com integrantes do setor privado sempre foram pautados pela institucionalidade e pela probidade. Confio nos órgãos responsáveis pelas investigações, a quem cabe responder pelas apurações”.

