A deputada estadual Cida Ramos afirmou nesta sexta-feira (6) que o Partido dos Trabalhadores da Paraíba não pretende antecipar definições sobre alianças locais para as eleições de 2026 e destacou que o foco da legenda está na construção de um projeto nacional alinhado à reeleição do presidente Lula. Segundo ela, o PT no estado seguirá a orientação das instâncias nacional e estadual, evitando movimentos isolados ou decisões precipitadas.
Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.
As declarações foram dadas após uma reunião com presidentes estaduais do partido, em Salvador, que discutiu o cenário político nos estados. “Tivemos reunião com todos os presidentes estaduais, que traçou a realidade de cada estado”, afirmou à CBN João Pessoa.
De acordo com Cida, o encontro reforçou a estratégia de nacionalização do processo eleitoral:
“Amanhã estaremos com Lula e na Paraíba não existe possibilidade do PT sair fragmentado”, disse.
Para ela, embora o presidente possa ter apoio de diferentes campos políticos no estado, o PT manterá posição própria. “Nós queremos dizer que o PT vai ter palanque, o presidente Lula pode ter dois palanques ou um palanque e meio porque ele ter aliados dos dois lados. Mas o Partido dos Trabalhadores vai ger posição politica”.
A parlamentar ressaltou ainda o alinhamento entre a direção estadual e a nacional do partido.
“O PT estadual está muito alinhado à Nacional., essa é uma eleição nacionalizada”, afirmou. Segundo Cida Ramos, preferências individuais podem existir, mas não devem se sobrepor ao projeto coletivo. “Cada membro do partido, principalmente as lideranças. deputado federal, estadual, pode ter suas preferencias, mas fica no campo das preferências. não podemos nos precipitar, vamos caminhar de acordo com as instancias nacional e estadual”, completou.
Cida reforçou que a prioridade do PT em 2026 será a continuidade do projeto político liderado por Lula. “Nossa prioridade é eleger lula e seguir transformando o país. as vontades pessoais não vão sobrepor o projeto coletivo”, disse.
Cícero ou Lucas?
Questionada sobre um eventual apoio do partido na Paraíba a nomes como Lucas Ribeiro ou Cícero Lucena, a deputada afirmou que qualquer definição ainda está distante. Segundo ela, o próprio cenário nacional das legendas aliadas segue em debate. “Nacionalmente o MDB, o PSB, mesmo o União Brasil estão em fase de definição, de discussão nacional. não tem porque o PTse precipitar. essas alianças tem um ambiente nacional também”, concluiu.