Mais de 5 toneladas de peixe foram retiradas do Açude Velho. O principal cartão-postal da cidade de Campina Grande passa por um processo de limpeza após enfrentar uma tragédia ambiental no fim de semana.
O secretário de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma) de Campina Grande, Dorgival Vilar, afirmou que mais de 5 toneladas de peixes mortos já foram retiradas do açude.
“Algo em torno de 5 toneladas (de peixes mortos) foram retiradas ontem, e a gente continua nessa operação acompanhando e buscando uma solução definitiva. É uma problemática de décadas e realmente preocupa”, disse o secretário.
Especialistas apontam que a mortandade é causada por um processo químico natural desta época do ano, onde o excesso de fósforo e nitrogênio na água acaba sufocando os animais.
A operação para limpar o local conta com mais de 60 homens e acontece desde o domingo (11).
Para tentar salvar os peixes que restaram, foram utilizados equipamentos que movimentam a água para aumentar os níveis de oxigênio no açude.
Apesar de ser o maior símbolo turístico da cidade, o Açude Velho não é utilizado para abastecimento e sofre há décadas com a poluição de canais urbanos. O Ministério Público da Paraíba (MPPB) mantém uma investigação aberta para apurar denúncias de despejo irregular de esgoto por estabelecimentos comerciais instalados no entorno do reservatório.
Enquanto a limpeza continua com o apoio de mais de 60 funcionários, a prefeitura deve buscar soluções definitivas para o problema, que se repete historicamente durante os períodos de altas temperaturas.