Um ato público, organizado nacionalmente, contra o PL da Dosimetria está programado para ocorrer em João Pessoa, Paraíba, neste domingo (14), às 8h30, no Busto de Tamandaré. A manifestação, articulada por movimentos sociais, sindicatos e partidos políticos, tem como foco a crítica à aprovação do Projeto de Lei da Dosimetria pelo Congresso Nacional e a cobrança de prioridade para pautas essenciais à classe trabalhadora.
O movimento ocorre em um momento de questionamento por parte do campo progressista a posturas recentes do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos), na condução de projetos no Legislativo.
A agenda de reivindicações dos manifestantes é ampla e inclui o fim da escala de trabalho 6×1, a valorização da classe trabalhadora, a garantia de direitos sociais, a defesa da cultura e a implementação de justiça fiscal. Os organizadores destacam que, enquanto propostas de anistia e “dosimetria seletiva” avançam, temas urgentes para a vida da população, como o 6×1, são preteridos.
Os organizadores do ato na capital paraibana fazem parte de um movimento nacional que conta com a adesão de grandes agrupamentos, como a Central Única dos Trabalhadores (CUT) e a União Nacional dos Estudantes (UNE).
O chamamento para o protesto enfatiza que a legislação deve atender às “necessidades reais da população, e não para assegurar privilégios, impunidade ou interesses desconectados da soberania popular”. A convocação é direcionada a membros de coletivos, sindicatos, artistas, trabalhadores, organizações religiosas e políticos, reforçando que a defesa da democracia é um compromisso coletivo e urgente.
Os organizadores sublinham o papel central da cultura como “expressão da liberdade, da memória e da resistência popular” na luta contra o autoritarismo e na manutenção do Estado Democrático de Direito.

