O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) lançou, nessa segunda-feira (9), um site que reúne a lista dos 216 foragidos mais procurados do país, com oito criminosos indicados pela Paraíba como alvos prioritários. A relação foi definida a partir de uma matriz de risco que leva em conta a gravidade e a natureza dos crimes, vínculos com organizações criminosas, existência de múltiplos mandados de prisão e atuação interestadual.
Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.
No portal, o cidadão pode visualizar foto em tamanho ampliado, nome, apelido, CPF e data de nascimento de cada procurado. Segundo o ministério, “a implementação da lista representa um esforço conjunto entre as esferas federal e estadual para aprimorar a segurança pública e combater de forma mais eficaz as organizações criminosas no Brasil”.
Os oito nomes indicados pela Paraíba integram o “Programa Captura”, ação nacional voltada à identificação, localização e prisão de criminosos considerados de alta periculosidade. Cada estado indicou seus alvos prioritários, que passam a compor uma base unificada, compartilhada entre as forças de segurança estaduais e a esfera federal.
A iniciativa também estimula a colaboração direta da população. Denúncias anônimas podem ser feitas pelos canais 190 e 197 das polícias estaduais, além do próprio site, que centraliza informações e orienta o encaminhamento de relatos sobre a localização dos procurados. O objetivo é aumentar a pressão sobre foragidos e reduzir espaços de circulação e ocultação.
O MJSP informou ainda que será instalada uma célula operacional do Programa Captura no estado do Rio de Janeiro. A escolha leva em conta a constatação de que criminosos de diferentes regiões do país frequentemente se escondem em áreas fluminenses. “A nova estrutura permitirá apoio direto às polícias estaduais e maior agilidade na troca de informações para a localização de foragidos”, explicou a pasta em nota.
Confira a lista completa dos criminosos mais procurados da Paraíba
