A Paraíba deve registrar o terceiro maior crescimento do setor industrial do País e o melhor desempenho do Nordeste em 2025, segundo projeção divulgada pela Resenha Regional de Assessoramento Econômico do Banco do Brasil. O estudo prevê uma expansão de 3,7% na produção industrial do estado, número que consolida a Paraíba como uma das economias regionais mais dinâmicas do próximo ano.
Mesmo em um cenário nacional de juros altos e incertezas no comércio internacional, a indústria paraibana deve manter trajetória de crescimento consistente, sustentada por investimentos públicos e privados, além da diversificação da produção.
Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.
De acordo com o levantamento, os estados com melhor desempenho projetado para o setor industrial são Mato Grosso (6,5%), Pará (4,7%), Paraíba (3,7%), Piauí (3,7%) e Tocantins (3,2%). Já os piores desempenhos estimados são dos estados vizinhos Rio Grande do Norte e Pernambuco, ambos com retração de -1,4%.
PIB industrial em alta
O crescimento industrial paraibano de 3,7% se destaca também em relação às médias do Nordeste (1,6%) e do Brasil (1,7%), empatando com o PIB Agropecuário (3,7%) e superando o setor de Serviços (2,7%). Segundo o relatório, o desempenho reforça o papel da indústria como motor do desenvolvimento econômico estadual.
Governo celebra resultado
O secretário de Estado da Fazenda (Sefaz-PB), Marialvo Laureano, comemorou os dados e destacou que o resultado reflete o impacto positivo das políticas de desenvolvimento promovidas pelo Governo da Paraíba, em parceria com o setor produtivo.
“Na prática, a Paraíba mostra com indicadores como este, somado aos investimentos pujantes e às obras em todas as regiões, que as ações do Governo são assertivas na política de desenvolvimento do Estado, em parceria com a iniciativa privada, gerando mais emprego e renda. É dessa forma que temos trabalhado, prospectando novas empresas, inclusive industriais, para melhorar a qualidade de vida do paraibano”, afirmou o secretário.
Expansão com base sólida
Os números reforçam o cenário de otimismo e estabilidade para a economia paraibana, que vem se destacando no contexto regional pelos investimentos em infraestrutura, energia limpa, inovação e capacitação de mão de obra.
Com o desempenho projetado, a Paraíba consolida sua posição de destaque na economia nordestina, fortalecendo o papel da indústria como um dos principais vetores de crescimento e geração de oportunidades no estado.