Um homem identificado como Damião e conhecido como “Coroa Damião”, apontado como chefe regional do Comando Vermelho (CV) com atuação no Brejo paraibano, foi preso nesta terça-feira (28) durante uma megaoperação policial realizada nos complexos do Alemão e da Penha, no Rio de Janeiro. A prisão integra uma das maiores ações já deflagradas contra o crime organizado no país, que deixou ao menos 64 mortos e resultou em mais de 80 prisões.
De acordo com as investigações, Damião, de 50 anos, é natural de Araçagi e seria o responsável por coordenar o tráfico de drogas e armas nas cidades de Guarabira, Araçagi e Mulungu. Ele possuía dois mandados de prisão em aberto na Paraíba: um por tráfico e associação para o tráfico, expedido pela Justiça de Sapé, e outro por tráfico, associação para o tráfico e roubo qualificado, com pena total de mais de 35 anos de reclusão em regime fechado.
Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.
Além de Damião, dois jovens naturais de Bayeux também foram detidos na mesma operação. Eles são apontados como integrantes de um esquema interestadual que conectava grupos criminosos do Rio de Janeiro ao Brejo paraibano. As prisões foram confirmadas por fontes ligadas às investigações, que destacaram a complexidade da rede de logística e comunicação entre os núcleos da facção.
A operação mobilizou milhares de agentes das forças de segurança estaduais e federais, com apoio de helicópteros, blindados e dezenas de mandados de prisão. Segundo informações divulgadas por veículos nacionais e internacionais, além das mortes registradas, houve feridos, inclusive entre policiais, e grande quantidade de armas, drogas e veículos foram apreendidos.

