A Polícia Civil da Paraíba deflagrou, na manhã desta quinta-feira (16), a Operação Redenção, que tem como objetivo desarticular uma organização criminosa responsável por crimes de extorsão, tráfico de drogas, cárcere privado e assaltos. A ação cumpre 16 mandados de busca e apreensão e oito de prisão preventiva nas cidades de João Pessoa, Guarabira, Sertãozinho, Serra da Raiz e Duas Estradas, no Brejo paraibano.
Coordenada pelo delegado Walter Brandão, da 8ª Delegacia Seccional, a operação é resultado de cinco meses de investigações conduzidas pela 4ª Superintendência Regional da Polícia Civil. O grupo mantinha as vítimas sob ameaça e as obrigava a realizar transferências bancárias via Pix para contas de terceiros, conhecidas como “laranjas”.
Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.
Durante o cumprimento dos mandados, cinco pessoas foram presas, e novas detenções podem ocorrer ao longo do dia. Entre os presos está uma mulher detida em João Pessoa e levada à Delegacia da Mulher, onde presta depoimento. De acordo com as investigações, ela teria ligação com um dos suspeitos apontados como articuladores das ações criminosas.
O delegado Walter Brandão informou que a operação também resultou na apreensão de drogas, armas de fogo e celulares, que servirão de base para aprofundar as investigações. “Estamos com cinco pessoas presas tanto no Brejo paraibano quanto em João Pessoa. Constatamos ainda o tráfico de entorpecentes e apreendemos drogas e armas de fogo”, destacou o delegado.
A Operação Redenção conta com o apoio das polícias Civil, Militar, Penal e do Corpo de Bombeiros Militar, integrando forças de segurança em diferentes regiões do estado. As diligências continuam em andamento para identificar outros integrantes da quadrilha e dimensionar o alcance das atividades ilícitas do grupo.