Depois de anos, Unimed João Pessoa reassume papel líder no Sistema nacional, agora com tele cirurgia pioneira no Mundo

Antes de qualquer coisa, se faz importante e fundamental admitir a cumplicidade e apoio do presidente da Unimed do Brasil, Omar Abujamra Junior, para a Unimed João Pessoa abrigar fato pioneiro na medicina global em pleno evento nacional do Sistema, em João Pessoa, na última semana, consolidando a reinserção da representação paraibana na cena brasileira.

Abrigando informações bem produzidas pela base da própria cooperativa, é importante observar que na atual fase experimental, a cirurgia foi realizada em um animal (suíno) localizado na sede da Scolla, em Curitiba — um dos mais conceituados centros de treinamento cirúrgico do país —, enquanto o comando do robô ocorreu à distância, diretamente do auditório da Convenção, diante do público presente.

Para isso se efetivar, se faz preciso admitir que a iniciativa integra o Programa de Cirurgia Robótica e Telecirurgia da Unimed do Brasil, coordenado pela Diretoria de Mercado e Marketing, sob liderança de Gualter Lisboa Ramalho, também presidente da Unimed João Pessoa.

“O programa tem como missão expandir o acesso à cirurgia robótica e à telecirurgia em todo o país, unindo tecnologia, segurança e cuidado humanizado”, conceitua a UNIMED.

HISTÓRICO DE LIDERANÇA

A UNIMED de João Pessoa tem histórico de liderança nacional ao ser fundada em 16 de dezembro de 1971, por um grupo de 106 médicos liderados pelo oftalmologista Alberto Urquiza Wanderley, que se inspirou ao ler um artigo sobre a primeira Unimed, em Santos (SP) liderada por Edmundo Castilho e foi até lá para conhecer a experiência antes de implantar a ideia em João Pessoa.

De lá para cá, em momentos diferentes líderes da Unimed João Pessoa passaram a participar da cúpula nacional do sistema em São Paulo, não só no Marketing, a exemplo do médico Aucélio Gusmão em cargo agora ocupado por Gualter Ramalho em dimensão muito maior ao inserir a Ciência e Tecnologia na vanguarda global da Unimed.

RACHA SUPERADO

Nos anos 90/2000, o País acompanhou uma crise no comando do sistema nacional quando da gestão do presidente Edmundo Castilho resolveu se confrontar com a Unimed Norte/Nordeste levando as cooperativas do N/NE a criar com a Federação de São Paulo a Aliança Unimed – durante 6 anos como concorrente da Unimed Brasil.

Foi o médico e presidente da Unimed N/NE, Reginaldo Tavares, quem assumiu a liderança nacional da Aliança tendo como vice – presidente Antônio Felicio redundando em confrontos permanentes somente superados um pouco antes da morte de Castilho, em 2016.

NOVA LIDERANÇA

A performance do médico Gualter Ramalho na atual fase ao atrair elementos tecnológicos na formatação de inovação na Unimed do Brasil significa a reinserção da liderança paraibana originada no médico paraibano Alberto Urquiza Wanderley fazendo história na fase contemporânea nacional com origem na aldeia João Pessoa.

Eis o resumo da ópera.

ÚLTIMA

“O olho que existe/ é o que vê”

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso
Ir para o conteúdo