A Polícia Federal cumpriu dois mandados de busca e apreensão nesta quarta-feira (8), em João Pessoa, durante a Operação Nacional Proteção Integral III, que investiga crimes de abuso sexual de crianças e adolescentes praticados pela internet. A ação integra um esforço conjunto entre a Polícia Federal e as Polícias Civis de 16 estados.
Na Paraíba, um dos mandados foi cumprido contra um homem de 27 anos, no bairro do Bessa. De acordo com a Polícia Civil, ele é investigado por armazenar e compartilhar imagens de abuso sexual infantil. Durante a operação, dispositivos eletrônicos foram apreendidos e encaminhados à perícia, que irá analisar o conteúdo para comprovar a materialidade dos crimes.
A Polícia Civil informou que a diligência integra a Operação Nacional Proteção Integral III, deflagrada simultaneamente em todo o Brasil. O objetivo é identificar e prender suspeitos de praticar, armazenar ou distribuir material de abuso sexual infantil, além de resgatar vítimas e fortalecer a cooperação entre as forças de segurança.
Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.
De acordo com a Polícia Federal, em todo o país estão sendo cumpridos 182 mandados de busca e apreensão e 11 mandados de prisão preventiva. Até o momento, foram registradas 19 prisões em flagrante, duas apreensões de menores e uma vítima resgatada.
Ao todo, 617 policiais federais e 273 policiais civis participam da operação nos estados de Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.
Somente em 2025, entre janeiro e setembro, a Polícia Federal já cumpriu mais de 1.630 mandados de prisão de condenados por crimes sexuais, reforçando o combate nacional à exploração infantil na internet.