Dez pessoas foram presas nesta quinta-feira (18) em uma operação que teve como alvo núcleos de uma facção criminosa com atuação em várias regiões da Paraíba. A ação, batizada de Stakeholders II, ocorreu em João Pessoa, Sertãozinho, Guarabira, Santa Rita e Campina Grande, além de Campo Grande (MS), e foi autorizada pela 1ª Vara Regional de Garantias da Capital. No total, foram cumpridos 13 mandados de busca e apreensão, 10 mandados de prisão preventiva e medidas de sequestro de bens e valores.
Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.
De acordo com as investigações, a facção mantinha um sistema de arrecadação ilícita por meio de contas bancárias e chaves PIX em nome de terceiros. O dinheiro era usado para compra de armas, apoio logístico e manutenção de integrantes presos. Esse braço financeiro era acompanhado por uma estrutura administrativa operada pelas chamadas “cadastreiras”, responsáveis por bancos de dados de membros, divisão de territórios e controle da hierarquia interna. O núcleo de comando, formado por presidentes e conselheiros da organização, determinava expulsões, decretos de morte e expansão de áreas dominadas.

Mais de 70 policiais participaram da ação, que mobilizou efetivos da Polícia Federal, Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Penal, Polícia Penal Federal, além de órgãos como a Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), a Secretaria da Segurança e da Defesa Social da Paraíba e a Secretaria da Administração Penitenciária da Paraíba. O objetivo central foi enfraquecer o patrimônio e a capacidade de coordenação da facção, atingindo simultaneamente suas frentes financeira, burocrática e de comando.

