A 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) alcançou, nesta quinta-feira (11), maioria de votos para condenar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros sete réus no julgamento da chamada Trama Golpista. Os ministros formaram entendimento de que houve a prática de crimes como golpe de Estado, organização criminosa e mais três acusações apresentadas pela Procuradoria-Geral da República (PGR).
Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.
O relator do caso, Alexandre de Moraes, abriu a votação defendendo a condenação de todos os acusados. Foi acompanhado em seguida por Flávio Dino, que reforçou a gravidade dos ataques às instituições.
Na sequência, o ministro Luiz Fux divergiu e votou pela absolvição de Bolsonaro em todos os pontos da denúncia, o que acendeu expectativas no núcleo bolsonarista.
Entretanto, o placar foi definido após o voto da ministra Cármen Lúcia, que aderiu integralmente ao entendimento de Moraes e Dino. Com isso, consolidou-se a maioria pela condenação.
O desfecho do julgamento dependerá do último voto, que será proferido pelo presidente da Turma, Cristiano Zanin. Só depois dessa etapa os ministros irão discutir a dosimetria da pena a ser aplicada.
O processo envolve Bolsonaro e aliados diretos, acusados de articular ataques contra a democracia e tentar inviabilizar a transição de governo após a eleição de 2022.