[Vídeo] Lula defende soberania em pronunciamento de 7 de Setembro: “Não aceitamos ordens de quem quer que seja”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez, neste sábado (6), um pronunciamento em rede nacional em homenagem ao Dia da Independência, celebrado neste domingo (7). Em sua fala, o chefe do Executivo destacou a importância da soberania brasileira, criticou adversários políticos e ressaltou ações do governo.

“Querido povo brasileiro, amanhã, 7 de setembro, é dia de celebrarmos a Independência do Brasil. É uma boa hora para a gente falar de soberania. O 7 de setembro representa o momento em que deixamos de ser colônia e passamos a conquistar nossa independência, nossa liberdade e nossa soberania. Este é o momento da união de todos em defesa do que pertence a todos: a nossa Pátria brasileira e as cores da bandeira do nosso país”, afirmou Lula.

O presidente reforçou que o Brasil não aceitará interferência estrangeira.

“Mais de 200 anos se passaram e nós nos tornamos soberanos. Não somos e não seremos novamente colônia de ninguém. Somos capazes de governar e de cuidar da nossa terra e da nossa gente, sem interferência de nenhum governo estrangeiro. Mantemos relações amigáveis com todos os países, mas não aceitamos ordens de quem quer que seja. O Brasil tem um único dono: o povo brasileiro.”

Em tom crítico, Lula atacou políticos que, segundo ele, prejudicam o país.

“É inadmissível o papel de alguns políticos brasileiros que estimulam os ataques ao Brasil. Foram eleitos para trabalhar pelo povo brasileiro, mas defendem apenas seus interesses pessoais. São traidores da pátria. A História não os perdoará.”

O presidente também ressaltou conquistas sociais e econômicas de seu governo, defendendo políticas de combate à desigualdade, proteção ambiental, combate à fome, taxação dos super-ricos e fortalecimento das instituições.
“Um país soberano é um país fora do Mapa da Fome, que zera o Imposto de Renda de quem ganha até R$ 5 mil enquanto taxa os super-ricos que hoje não pagam quase nada. Que cresce acima da média mundial e registra menor índice de desemprego de todos os tempos.”

Lula lembrou ainda da redução do desmatamento na Amazônia, do papel do Brasil na COP30, da defesa do Pix como sistema público e gratuito e da necessidade de regulamentação das redes digitais para combater fake news, crimes e discurso de ódio.

“Minhas amigas e meus amigos, este é o momento em que a História nos pergunta de que lado estamos. O Governo do Brasil está do lado do povo brasileiro. (…) Este é o momento da união de todos em defesa do que pertence a todos: a nossa Pátria brasileira e as cores da bandeira do nosso país.”

E encerrou desejando: “Que Deus abençoe o Brasil. Um abraço, e feliz Dia da Independência.”

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso