Mestre dos vinhos e professor do IESB por quase duas décadas, Duarte formou centenas de profissionais e deixou um legado marcante na formação em bebidas e harmonização. Em João Pessoa, ele esteve em 2013 fundando a filial da Paraíba com Afra Soares liderando processo. Ela comentou a fase anterior de expansão da ABS.
Antônio Duarte morreu aos 83 anos – (crédito: Flávio Vieira / Cedido ao Correio)
A enogastronomia se despediu, em agosto , de Antônio Duarte, fundador da Associação Brasileira de Sommeliers (ABS) de Brasília e mestre dos vinhos, bem como da Paraíba. Professor de gastronomia do IESB (Instituto de Educação Superior de Brasília) por quase duas décadas, Duarte formou centenas de alunos nas disciplinas Serviço de Bebidas e Harmonização. Após uma série de intervenções hospitalares decorrentes de um câncer de pulmão e problemas no coração, o sommelier morreu aos 83 anos, no Hospital Brasília do Lago Sul.
NA PARAÍBA
“Estamos muito sentidos com a morte do grande mestre, que nos presenteou com sua presença na fundação da filial da ABS em 2013 a partir de João Pessoa”, comentou.


