Promovida pelo Governo da Paraíba, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB), a corrida integra o calendário de ações do Maio Amarelo, campanha nacional por um trânsito mais seguro. Este ano, o tema escolhido foi direto: “Desacelere! Seu bem maior é a vida.” E foi essa mensagem que impulsionou famílias, amigos, casais e servidores do Detran a largarem, mesmo sob o tempo fechado, rumo aos 5 quilômetros de percurso.
O ponto de partida e chegada foi o recém-inaugurado Centro de Convenções de Campina Grande Antônio Vital do Rêgo, um equipamento moderno, pensado para impulsionar o turismo de eventos na região. Entregue na última quarta-feira (21) pelo governador João Azevêdo, o espaço já começa a se consolidar como referência para grandes encontros – sejam eles culturais, empresariais ou, como neste domingo, com foco em cidadania e bem-estar.
Após a largada, os atletas seguiram em direção à Alça Leste, em um percurso que teve seus primeiros 2,5 km de descida e os últimos 2,5 km de subida. O primeiro a cruzar a linha de chegada foi Jonathan Lemos, com o tempo de 18min22s, seguido por Paulo Moura (18min44s) e José Mendes Neto (18min52s), completando o pódio masculino na categoria Público Geral.
Entre as mulheres, o destaque foi Jamilly Rocha, que venceu com o tempo de 22min54s. O segundo lugar ficou com Amanda de Tavares (23min58s) e o terceiro com Juliana Sales (24min13s), também na categoria Público Geral.
Na categoria Servidor Detran, o pódio masculino foi liderado por Renato Maracajá, que conquistou o 1º lugar com o tempo de 23 minutos e 52 segundos. Em 2º lugar ficou Jocélio Figueiredo (24min07s), seguido por Grasielson Queiroz (25min20s). Já na categoria Servidora Detran, a grande vencedora foi Francelly Carla Farias, com o tempo de 31 minutos e 36 segundos. O 2º lugar ficou com Isabella Villar (35min25s), e Francicleide Rodrigues fechou o pódio feminino com (38min47s).
O superintendente do Detran-PB, Isaías Gualberto, também participou da corrida, percorrendo os 5 km ao lado de outros servidores do órgão. Ele comemorou a realização de mais uma edição da 5K Pela Paz no Trânsito. Isaías Gualberto destacou a importância da corrida não apenas pela visibilidade que proporciona à campanha, reforçando a mensagem de paz no trânsito, mas também por promover saúde, bem-estar e fortalecer o tema deste ano: “Desacelere! Seu bem maior é a vida!”.
A gerente de Educação para o Trânsito do Detran-PB, Ariana Nogueira, destacou a disposição e o entusiasmo dos participantes, que enfrentaram o tempo chuvoso com alegria e energia, tornando a corrida ainda mais especial. Ela enfatizou a importância da ação como ferramenta de conscientização, sobretudo neste mês de maio, quando o foco das campanhas é a redução dos sinistros e das mortes no trânsito. “Aqui são mil corredores com uma única mensagem: Paz no Trânsito!”, declarou.
O professor de Geografia José Williames contou que havia feito a inscrição em outra corrida neste mesmo dia, na cidade de Campina Grande, mas optou por participar da 5K Pela Paz no Trânsito, realizada pelo Detran-PB. Segundo ele, a escolha foi motivada pelo propósito da iniciativa. “Preferi participar da corrida pela conscientização, em nome de vidas salvas!”, destacou. Ele ainda elogiou o evento com entusiasmo. “A corrida foi Top!”.
A servidora do Detran Francelly Carla, que conquistou o 3º lugar na categoria feminina dos servidores, destacou a importância da valorização dos profissionais do órgão e parabenizou a organização do evento. “Foi maravilhoso participar da 5K Pela Paz no Trânsito”, afirmou, celebrando o momento de integração, superação e conscientização.
O Movimento Maio Amarelo 2025 entra na sua última semana com uma programação intensa. Até o dia 30 de maio, serão realizadas palestras, ações integradas, audiência pública, blitz educativa, encerrando com um Passeio Ciclístico no município de Pitimbu, reforçando o compromisso do Detran-PB com a vida.