Saúde
Coren-PB interdita setor de clínica em João Pessoa após constatar reutilização de agulhas em cirurgias
18/02/2025

Da Redação / Portal WSCOM
Uma fiscalização do Conselho Regional de Enfermagem da Paraíba constatou a reutilização de agulhas descartáveis em cirurgias cardíacas realizadas numa clínica em João Pessoa. A ação aconteceu nesta segunda-feira (17) e resultou na interdição ética do Centro de Material e Esterilização da Clínica Dom Rodrigo.
Conforme o relatório de fiscalização do conselho, local operava sem anotações técnicas responsáveis, registros adequados e escala de enfermagem regularizada. Também foram identificadas a ausência de um enfermeiro responsável pelo Centro de Material e Esterilização e pelo centro cirúrgico, número insuficiente de profissionais e inexistência de uma comissão de Ética de Enfermagem. Por meio de nota, a clínica afirmou que a “decisão que referenda a interdição é genérica e evasiva”.
Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.
A unidade afirmou ainda que tem profissionais comprometidos com a excelência no atendimento e que não hesitará quanto à adoção das medidas legais para garantir o regular e integral funcionamento das atividades.
“Foi uma medida necessária diante de graves irregularidades que colocam em risco a vida dos pacientes e o exercício seguro da nossa profissão. Não podemos permitir que práticas inadequadas, como a reutilização de materiais descartáveis e a ausência de profissionais habilitados, comprometam a integridade do cuidado”, ressaltou Rayra Beserra, presidente do Coren-PB.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.