A sexta-feira registrou na OAB da Paraíba um fato com repercussão negativa diante da decisão do Conselho de acolher a prescrição de processos envolvendo advogados no caso de desvios do seguro DPVAT (Danos Pessoais por Veículos Automotores Terrestres), entre eles Cícero Lima.
Um veterano advogado Paraibano disse que “a OAB como entidade crítica tem que dar bom exemplo e ter coragem de cortar na própria Carne”.
O caso de fraudes relacionadas ao seguro DPVAT ocorreu em 2013 após a Operação Astringere, da Polícia Federal. Em decorrência dela, o ex-juiz Edvaldo Albuquerque foi condenado junto a 11 suspeitos.
O Ministério Público da Paraíba denunciou a montagem e falsificação de documentação necessários à “judicialização” das demandas, manipulação dos atos processuais, imprimindo ritmo e rito diferenciado aos integrantes do grupo criminoso, apropriação de valores de astreintes, intimidação das pessoas que tiveram seus valores apropriados pela organização, e a confecção de dossiês contra diversas autoridades.