Saúde
Confirmado em João Pessoa o Colóquio de Gestão Estratégica do Complexo Econômico e Industrial da Saúde do Nordeste
02/07/2024
Adroaldo Quintela
O Instituto de Desenvolvimento do Nordeste Brasileiro – IDENE, em parceria com a Secretaria de Ciência Tecnologia e Inovação e do Complexo Industrial da Saúde- SECTICS/Ministério da Saúde, da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB, da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba – FAPESQ, do Consórcio Nordeste, da Revista Nordeste e a Ilha Tech de Relações Empresariais na Paraíba, realizam colóquio Gestão Estratégica do CEIS Nordeste, em 3/7/2024, quarta-feira, no horário das 10h00 12h00.
Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.
Este evento de caráter híbrido (presencial e virtual) será realizado na sede da Ilha Tech, situada à rua Sandoval de Oliveira, número 22, bairro Torre, João Pessoa. Será transmitido em tempo real pelos canais do Youtube da Ilha Tech e do IDENE. Teremos a presença de representantes dos Estados da Bahia, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte, do Consórcio Nordeste, da UEPB, da FAPESQ, da Revista Nordeste e da Superintendência do Banco do Nordeste na Paraíba.
Os representantes dos estados de Alagoas, Ceará, Maranhão, Piauí e Sergipe participarão virtualmente, assim como a SECTICS – Ministério da Saúde, Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste – SUDENE, do Conselho Federal de Economia – Cofecon, da Associação Brasileira de Médicas e Médicos pela Democracia (ABMMD), Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD), Associação Brasileira de Economistas pela Democracia (ABED) e Conselho Nacional de Fundações de Amparo à Pesquisa – CONFAP/Nordeste.
O Complexo Econômico-Industrial – CEIS constitui uma das seis missões da Nova Indústria Brasil, instituída pelo Governo Federal sob a coordenação geral do Ministério da Indústria Comércio e Serviços – MDIC. Encontrasse em andamento a territorialização e regionalização desta política, conforme mesa redonda, relizada na sede da SUDENE, em 4/12/2023, que definu e debateu a implantação de Grupo de Trabalho, estabelecido por ato normativo do Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial – CNDI.
Para entender a concepção do CEIS, devemos recorrer a Celso Furtado, um dos maiores teóricos do desenvolvimento econômico em escala mundial, filho ilustre de Pombal, na Paraíba. “O desenvolvimento é um processo de mudança estrutural no qual a introdução de inovações transforma a base produtiva e tecnológica, para garantir o atendimento das crescentes necessidades da sociedade. (Subdesenvolvimento e Desenvolvimento. Editora da Universidade da Califórnia – 1964)”.
Segundo o artigo A saúde como opção estratégica para o Desenvolvimento do Brasil, de autoria de Carlos Grabois Gadelha, titular da SECTICS – Ministério da Saúde, esta missão da Política Indústria Brasil, contempla as seguintes proposições de Políticas Públicas.
- Garantir o fortalecimento do CEIS como base econômica e produtiva para o Estado de Bem Estar, o acesso universal e a redução da vulnerabilidade do Sistema Único de Saúde (SUS).
- Situar o CEIS como novo vetor da estratégia nacionalde desenvolvimento, articulando a reconstrução da economia nacional com o desenvolvimento social, a ciência, a tecnologia, a inovação e a sustentabilidade ambiental.
- Garantir um padrão sistêmico de uma nova geração de políticas públicas voltadas aos grandes desafios nacionais, devendo o CEIS assumir um papel de liderança para a atuação de um Estado democrático, eficiente, transparente, socialmente inserido, equitativo e justo.
- Consolidar o CEIS como novo eixo estruturante para a antecipação e preparação do SUS frente às emergências sanitárias, permitindo ao país ter soberania no contexto da quarta revolução tecnológica e industrial para garantir o acesso universal.
- Implementar políticas públicas para o CEIS como complexo econômico decisivo para a geração de empregos dignos, de qualidade e inseridos nas mudanças tecnológicas em curso no mundo do trabalho.
A coordenação deste colóquio será exercida conjuntamente por Denise Gadelha, professora adjunta da Universidade Federal da Paraíba – UFPB e sócia fundadora do IDENE, e Adroaldo Quintela, diretor-executivo do IDENE e sócio fundador da ABED.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.