Tecnologia

Como criar conteúdos relevantes para sua videoteca

Para conquistar novos clientes é preciso investir em conteúdos atrativos e hoje o público está cada vez mais consumindo vídeos. Veja aqui algumas ideias de conteúdos relevantes para sua videoteca!


15/09/2021

(Foto: pixabay.com)

Portal WSCOM

A videoteca consiste numa biblioteca de vídeos, ou seja, um local para armazenar todo o arquivo de vídeos de um local, seja ele empresa, museu ou organizações públicas.

Muitas pessoas não sabem, mas as videotecas podem ser muito importantes para as empresas e organizações, pois os vídeos ali armazenados ajudarão a contar a narrativa da empresa, mostrando a evolução e a experiência que adquiriu ao longo dos anos.

Em um mundo cada vez mais digitalizado, onde os vídeos são o formato mais utilizado para transmitir conteúdo, o acervo da videoteca de uma organização pode ser uma estratégia de marketing.

A importância do vídeo para a empresa

Nos últimos anos ficou nítido o crescimento dos vídeos em nosso dia a dia. O surgimento e popularização dos canais de streaming e a valorização dos vídeos nas redes sociais fazem com que cada dia mais surjam produções audiovisuais, amadoras e profissionais.

O vídeo virou o novo queridinho das redes sociais, ganhando até plataformas exclusivas para isso. Afinal, estima-se que das pessoas que acessam as redes sociais, aumentou em 35% o consumo de conteúdos em vídeo, no Brasil. E as empresas de marketing perceberam a importância de se investir neste tipo de criação de conteúdo.

Hoje, as estratégias de marketing de conteúdo digital envolvem conteúdos em vídeo, juntamente com outros formatos como imagens, infográficos e blog posts. Mas com as plataformas dando cada vez mais espaço para os vídeos, é natural que investir em conteúdo audiovisual acabe rendendo resultados positivos.

Os aplicativos de redes sociais exclusivas para vídeo foram baixados por mais de 9 bilhões de pessoas, somente em 2021. As redes sociais existentes passaram a dar mais espaço para os vídeos, para competir com essas novas plataformas.

Utilizar os vídeos nas estratégias de marketing digital da empresa faz com que o público se sinta mais conectado com ela, mostrando características de produtos ou serviços, além de mostrar a história e bastidores das operações da empresa, garantindo transparência e aumentando a credibilidade.

Ideias de conteúdos relevantes para a videoteca da empresa

Se o formato de entregar conteúdo já foi escolhido, neste caso o vídeo, agora é abusar da criatividade. Os vídeos podem ter diversos objetivos e inúmeros estilos, dependendo da mensagem que a empresa quer passar.

  1. Vídeo institucional

Uma das melhores formas de começar a criar conteúdo em vídeo para a empresa é investindo em vídeos institucionais. Esse formato conta a história da organização de forma atraente, artística, mas com objetividade.

Muitas empresas utilizam o vídeo institucional como forma de apresentação para potenciais clientes. Manter os vídeos institucionais na videoteca inspira credibilidade, além de deixar registrada a história da empresa, inclusive para comparações futuras de evolução.

Esse tipo de vídeo pode incluir os gestores, colaboradores, além dos fundadores contando de onde a empresa surgiu e para onde quer ir, o que deseja fazer pelo seu cliente. Tem forte apelo emocional e, ao mesmo tempo, comercial.

  1. Documentação de eventos e treinamentos da equipe

Diversas empresas investem em treinamentos para a equipe, assim como promovem eventos internos. Os vídeos podem ser uma ótima forma de mostrar esses momentos de conhecimento para os seus potenciais clientes. Isso ajuda a evidenciar o quanto a empresa se preocupa com seus colaboradores.

Se não é possível fazer vídeos desses momentos, é possível fazer apresentações corporativas, com um excelente programa para criar vídeos com fotos, que oferece templates incríveis. Entre eles, o InVideo que oferece mais de 5000 templates personalizáveis nos principais formatos, como stories, wide e square.

Nesse programa é possível criar uma narrativa agradável, mesmo só tendo fotos como imagens, podendo adicionar efeitos, transições, textos e trilha sonora para deixá-lo mais chamativo e transmitir a atmosfera do evento.

  1. Vídeos informativos

Os vídeos informativos sobre produtos, serviços ou coisas do setor de atuação da empresa podem trazer potenciais clientes. Nesse tipo de vídeo, a empresa mostra que é autoridade no assunto, passando informações valiosas para seu público.

É interessante fazer entrevistas com colaboradores ou especialistas convidados para dar mais autoridade ainda para aquele conteúdo. Por exemplo, se está criando um vídeo falando da embalagem de um determinado produto comercializado pela sua empresa, entreviste os designers responsáveis pela criação, valorizando ainda mais o trabalho do colaborador.

Além de estar na videoteca da empresa, esse tipo de vídeo mais longo e informativo é perfeito para criar um canal do YouTube para a empresa.

  1. Redes Sociais

Os vídeos que vão para as redes sociais da empresa podem também fazer parte da videoteca. Como nas redes sociais incentiva-se a compartilhar conteúdo mais espontâneo, irá mostrar os bastidores da empresa e humanizar ainda mais a operação da organização. Assim é possível mostrar também vídeos mais descontraídos para o público que acessa a videoteca.

Então, preparado para investir na produção de vídeos e ter conteúdos relevantes em sua videoteca?

 



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.