Paraíba

COMAD avalia sequência de atividades para enfrentamento com resultados do combate às drogas


21/06/2024



Com foco nas áreas de Educação e Saúde, o Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas-COMAD-JP, avaliou nesta sexta-feira, 21, durante Reunião Ordinária do Conselho, a realização da Semana Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas, que superou a expectativa e continuará com as discussões sobre o tema da dependência química durante visitas às Comunidades Abrace e Fazenda da Esperança e uma Mesa Redonda na Universidade Federal-UFPB.



Conforme relatos, a Caravana do Cuidar da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania reuniu  no último dia 14, instituições governamentais e da Sociedade Civil  oportunidade em que acolheu os Conselhos do Idoso e   de Políticas Públicas sobre Drogas dando visibilidade às suas ações.                        



Há informações de que na opinião da presidente do COMAD, jornalista Inise Machado, a Semana tem uma grande importância social,  haja vista a quantidade e qualidade de pessoas envolvidas que dão sentido à luta, que não é fácil.                           



Segundo ela, no último dia 6, se realizou a abertura a da Semana, na Escola Zumbi dos Palmares, com 400 alunos fora corpo docente e outros profissional de apoio. 



A programação foi conduzida pelas Patrulhas Proerd e Musical do Grupamento Especializado em Ações Preventivas-GESAP da PMPB. Além da Patrulha Musical  houve a apresentação da Banda Marcial da Escola com cerca de 30 alunos, que apresentaram músicas da atualidade dando verdadeiro show.                    



No dia 9, o Arcebispo Dom Delson, celebrou uma missa em ação de graças pelo COMAD e também pelas vítimas de suicídio, homicídio e overdose, com a presença da Pastoral da Sobriedade, Fazenda da Esperança, Amor Exigente e o grupo de prevenção e acompanhamento às famílias,  Esperança Viva.      

 

                                                 

 No dia 10, na Cidade Viva, que mantém o Corredor da Vida, um trabalho de atenção ao dependente e co-dependentes onde as familias dão testemunho de superação. No dia 11, contudo, uma comissão do COMAD, visitou os CAPS Caminhar e AD recém entregue à populacão a fim de constatar o tratamento dispensado e as terapias ocupacionais dos usuários.



 Enfim, com visita às Comunidades Terapêuticas e as mesas redondas sobre as doenças psicoativas por especialistas, ainda não daremos por encerradas as discussões que não cabem dentro de uma Semana, concluiu.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //